Ontem publicamos aqui no Passageiro de Primeira um pedido de ajuda para construção de ranking de cartões de crédito. Listamos 10 características que julgamos importantes e deixamos um campo aberto para sugestões.
Não me chega como surpresa que muitos mencionaram “Apple Pay” e outros meios de pagamento de aproximação como sendo um fator relevante. Deveríamos ter incluído essa opção desde o inicio!
Digo isso por experiencia própria: a cerca de 1 ano deixei de usar carteira (física) e gasto muito mais com meus cartões que oferecem a possibilidade de pagar através do Apple Pay, sobretudo em época de pandemia – onde estamos evitando contato físico.
Tudo começou com o Santander Pass
No Brasil, tudo começou com meu Santander AAdvantage, que passou a oferecer uma pulseira ou selinho com chip para ser colado no celular que permitiam o pagamento à distância sem o cartão. Comprei e testei os duas opções.
A pulseira foi para gaveta e deixou de ser usada em uma semana, o selinho ficou até eu trocar de celular.
Eu tentei reaplicar o selinho do cartão no novo celular, mas a cola já tinha saído e não grudou. Não rolava pagar para pedir outro, afinal já tinha tecnologia melhor e de graça sendo oferecida.
A chegada do Apple Pay no Itaú
Gostava do selinho do Santander, mas com a chegada do Apple Pay nos cartões do Itaú, o meu Santander foi substituído.
De certo modo eu sei que usar o Mastercard Black do Itaú não maximiza o acúmulo de pontos (e isso me doí, porque gosto do Itaú), mas temos que assumir que a funcionalidade falta, por ser muito boa. Apesar de considerar bastante o tipo de pontuação gerada nos cartões, passei a usar o Apple Pay no Itaú em praticamente todas as compras presencias.
A CNH Digital e a aposentadoria da minha carteira
Nessa época também renovei minha carteira de motorista. Com a funcionalidade oferecida pelo DETRAN da CNH digital foi o que precisava para aposentar minha carteira, até mesmo nas viagens!
Alias, eu recomendo bastante que vocês façam o mesmo. Temos um post detalhado explicando Como cadastrar a CNH Digital no seu celular e usá-la para embarcar em voos domésticos.
Perrengues
Por deixar de usar dinheiro e não carregar cartões, já passei perrengues e até sufoco. Certa vez o Fábio teve que pagar meu almoço (imaginem a cara feia do menino), também já comprei fiado na padaria, na barraca do coco e já tive que ser resgatado pela esposa em um estacionamento que não me deixou voltar no dia seguinte para pagar!
O Apple Pay no Bradesco
Um pouco depois, o Apple Pay chegou no Banco Bradesco e pude colocar meu ELO Nanquim Diners Club para dentro do celular: PRONTO – assunto resolvido (cartões Visa também são suportados)! Além da funcionalidade “contactless” que eu tanto aprecio, conseguia creditar os pontos num programa de fidelidade versátil (Livelo) e ainda permitia meu acesso aos lounges Bradesco Cartões quando no Aeroporto de Congonhas, Guarulhos, Curitiba e Santos Dumont. E também em salas parceiras no Brasil como a sala ELO em Congonhas, Salas VIP em Brasília, Salas Ambaar em Belo Horizonte e lounge Star Alliance em Guarulhos. Além dos 10 acessos gratuitos às salas Diners pelo mundo.
Tecnologia NFC
A tecnologia NFC (Near Field Communication) que permite o pagamento por aproximação já existe há um bom tempo no Brasil, mas antes estava presente apenas nos cartões físicos. Somente com a evolução da tecnologia é que ela passou a ser utilizada também em outros dispositivos como celular, relógio, pulseira, entre outros – sem a necessidade de ter o “plástico”
O Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay são importantes
Meus gastos nos cartões que não oferecem Apple Pay diminuíram. Eles foram para a gaveta ao lado da cabeceira o e perderam espaço, mesmo tendo bons benefícios.
O fato é que o Apple Pay ajudou a mudar meu comportamento na hora de pagar e hoje em dia eu não abro mão de que ao menos um dos meu cartões tenham essa funcionalidade.
Se apenas um banco oferecesse pagamento por aproximação sem precisar utilizar o cartão físico, eu certamente seria cliente unicamente por essa funcionalidade.
No final das contas, nossa pesquisa de cartões de crédito tem mostrado que muito usuário pensa assim e por isso, passaremos a dar uns “pontinhos” a mais em nosso futuro ranking para aqueles emissores que oferecerem essa funcionalidade!
Aproveito para convidar todos a participar e nos ajudar na construção de nosso ranking de cartões!
Obrigado aos leitores que me abriram os olhos para algo que eu já sabia, mas não tinha me dado conta!