A Aeroflot, maior companhia aérea da Rússia, foi suspensa da aliança SkyTeam em resposta à invasão da Ucrânia. A medida foi anunciada no site da própria aliança.
Saída da SkyTeam
Veja abaixo o comunicado disponível no site da SkyTeam [tradução livre]:
“A SkyTeam e a Aeroflot concordaram em suspender temporariamente a associação à aliança. Estamos trabalhando para limitar o impacto para os clientes e informaremos os afetados em relação as possíveis alterações nos benefícios e serviços da SkyTeam.”
S7 Airlines e oneworld também suspendem associação
Lembrando que, após o início da invasão da Ucrânia, empresas americanas e europeias começaram a suspender laços com as parceiras russas, o que acabou resultando na suspensão da S7 Airlines da aliança oneworld. Desde de então o acúmulo e o resgate de milhas no programa S7 Priority estava suspenso nos:
- voos da American Airlines desde 1º de março de 2022;
- voos da British Airways desde 14 de março de 2022;
- voos da Iberia desde 14 de março de 2022;
- voos da Alaska Airlines desde 8 de abril de 2022.
Companhias aéreas da SkyTeam
A SkyTeam é uma aliança de diversas companhias aéreas. Atualmente, com a suspensão da Aeroflot, 18 empresas a integram, veja abaixo:
- Aerolíneas Argentinas;
- Aeromexico;
- Air Europa;
- Air France;
- China Airlines;
- China Eastern;
- Czech Airlines;
- Delta;
- Garuda Indonesia;
- ITA Airways;
- Kenya Airways;
- KLM;
- Korean Air;
- Middle East Airlines;
- Saudia;
- TAROM;
- Vietnam Airlines;
- Xiamen Airlines.
Comentário
Com a suspensão do acordo entre a Aeroflot e a SkyTeam, os clientes da aliança perdem mais uma opção de conectividade do mundo com a Rússia e a Ásia Central.
Ao que tudo indica, o futuro da companhia na aliança depende muito dos desdobramentos do conflito na região, já que as empresas deram a entender que isso é uma suspensão e não algo definitivo.
Você já viajou com a Aeroflot? Como foi sua experiência?