Para quem me acompanha no instagram (segue lá @fabiovilela) viram que ontem fui aprovado para o programa americano Global Entry. E como surgiu muitas dúvidas no meu direct, resolvi fazer este post para contar como foi minha experiência.
O que é o Global Entry?
O Global Entry é um programa que facilita o acesso aos Estados Unidos de passageiros selecionados. O processo permite que pessoas possam passar pelo controle migratório nos EUA de maneira muito mais rápida, sem a necessidade de esperar tanto tempo para ter a entrada autorizada.
Como funciona o serviço?
Uma vez aprovado e após passar por entrevista, o controle de acesso nos Estados Unidos pode ser feito em totens de autoatendimento, por meio de quiosques automáticos, sem contato com agente de imigração, evitando a necessidade de passar por fila de controle migratório.
O viajante apresenta o passaporte, tem a impressão digital escaneada e preenche a declaração alfandegária. Feito isso, o totem emite um recibo e direciona a pessoa diretamente para o local de retirada de bagagem e saída do aeroporto.
No entanto, vale lembrar que o programa não dispensa a necessidade de um visto americano, ele apenas facilita o acesso na chegada em aeroportos que contam com o serviço, excluído a obrigação de passar por um oficial de imigração. De toda forma, o governo dos Estados Unidos ainda destaca que mesmo assim, pode haver controle aleatório.
Cronograma do meu processo
Eu apliquei para o programa dia 07 de Fevereiro deste ano pagando a taxa de U$100. Pouco depois noticiamos oficialmente aqui no PP que o Brasil tinha sido incluído no programa.
Caso você seja aprovado, o Global Entry fica válido por 5 anos e pode ser renovado a partir da data do seu aniversário no ano do vencimento – no meu caso Outubro de 2027. A taxa de U$100 não é reembolsável – independente se você for aprovado ou não.
Bom, feito tudo isso, a minha conta até então estava apenas com o status como PENDING REVIEW.
Ante-ontem dia 27/04 – que coincidentemente era o dia que eu estava vindo para os EUA – eu recebi um email que minha conta teve uma mudança de status.
Eu entrei no site do governo e vi que o status tinha mudado para CONDITIONALLY APPROVED.
Dentro da minha conta, tinha a seguinte mensagem (print abaixo) dizendo que agora eu precisava fazer uma entrevista presencialmente ou via internet pra ter meu Global Entry processado.
Como eu já estava vindo para cá, fui pesquisar as próximas datas online disponíveis para reservar uma entrevista, só que só tinha para daqui 8 meses. Porém, caso você esteja chegando nos EUA de um voo internacional, você pode fazer a entrevista assim que entrar no país – sem necessidade de reserva antecipada. Basta você avisar o oficial que for checar seu passaporte que voce teve seu Global Entry pré-aprovado, e ele vai te encaminhar pra salinha do CBP para ser entrevistado.
Você só pode solicitar a entrevista se tiver seu status mudado para CONDITIONALLY APPROVED.
E foi exatamente o que eu fiz, ontem chegando em Miami avisei ao agente de imigração assim que cheguei no guichê, ele então me levou pro escritório do CBP e outro agente foi fazer uma entrevista comigo.
A entrevista durou uma meia hora e conforme contei no instagram, ela foi bem complexa, MUITO mesmo. Não vou entrar em detalhes, mas você tem que estar muito bem preparado para explicar as razões de entrar no programa além de outras informações adicionais sobre sua vida.
Ao final da entrevista o agente pediu minha carteira de motorista do Brasil . Ele então tirou uma foto minha com uma webcam, capturou todas minhas digitais e começou a digitar no computador. Pouco depois me disse: “Congratulations and welcome to Global Entry!” – e me deu o seguinte folheto (foto abaixo) que contem algumas informações gerais do programa além de dar as boas vindas.
Detalhe: você precisa informar um endereço nos EUA para receber o cartão – que é enviado em 2-4 semanas.
Assim que eu sai da salinha, imediatamente já chegou um email falando que teve um novo “status change” na minha conta.
Quando entrei, o status mudou pra verde com a palavra APPROVED.
Notem que quando você aplica pro Global Entry e paga a taxa de U$100 o TSA PreCheck vem incluso, ou seja, em aeroportos selecionados (que são praticamente todos dos EUA), você passa na fila do raio-x expressa e não precisa tirar sapato, cinto e jaquetas para inspeção além de não ter a necessidade de tirar o laptop da mochila – uma comodidade enorme.
E finalmente recebi a notificação oficial da aprovação dentro da minha conta.
Comentário
Pessoal, nem preciso dizer que fiquei muito feliz de ter sido aprovado, principalmente pelo fato de estar voltando a ativa com várias viagens já programadas. Então ter a fila expressa pra entrar nos EUA faz toda a diferença!
Vale lembrar que não tem como acelerar este processo e pode demorar até 8 meses para que o mesmo seja analisado pelo governo americano antes de você ter uma pré-aprovação, ou seja, não existe um padrão.
Também tenho que salientar que o programa está no momento suspenso para brasileiros – não sei se é apenas temporário, mas já tem um bom tempo que não é possível aplicar quando você escolhe o país de origem sendo o Brasil.
Bom, espero que o post tenha sido esclarecedor para quem me perguntou no Instagram de como foi todo o andamento. Mas se ficou alguma dúvida, podem me perguntar!
Agora quero saber de vocês – já aplicaram e tiveram alguma resposta? Me contem nos comentários!
E não deixem de me seguir no Instagram pois logo mais começo mais uma volta ao mundo (@fabiovilela).