A Virgin Orbit, subsidiária da Virgin Atlantic, assinou um acordo com a L3Harris Technologies para adquirir dois Boeing 747-400. Os jumbos, como são conhecidos os modelos do avião, serão utilizados para apoiar a crescente necessidade de segurança nacional dos EUA e as demandas de lançamento de satélites.
As empresas colaboraram anteriormente para produzir a principal aeronave da Virgin Orbit, apelidada de Cosmic Girl, a primeira aeronave 747-400 personalizada para transportar e implantar cargas úteis para a Low Earth Orbit, sob o programa LauncherOne da Virgin Orbit.
“A Virgin Orbit está em um momento crucial em nosso crescimento como empresa”, disse o CEO Dan Hart. “À medida que expandimos nossa frota para atender clientes em todo o mundo, estamos entusiasmados em mais uma vez fazer parceria com a L3Harris”.
“É inspirador para nossa equipe ver a experiência de engenharia e modificação de aeronaves da L3Harris em ação em uma plataforma de habilitação de missões de lançamento espacial”, disse Luke Savoie, presidente da ISR Systems da L3Harris. “Estamos entusiasmados em ajudar a dobrar a frota inovadora da Virgin Orbit para que eles possam atender seus clientes com maior capacidade e flexibilidade de missão”.
https://twitter.com/VirginOrbit/status/1524062852079890439
Sobre a Cosmic Girl
A Cosmic Girl da Virgin Orbit completou três lançamentos comerciais, implantando com sucesso 26 satélites em órbita para vários clientes comerciais, governamentais e militares. A aeronave, que foi adquirida anteriormente da Virgin Atlantic, continuará a voar em missões, incluindo o primeiro lançamento do Reino Unido, previsto para o final deste ano, no Spaceport Cornwall.
A Virgin Orbit opera um dos sistemas de lançamento espacial mais flexíveis e responsivos já construídos. Fundada por Richard Branson em 2017, a empresa iniciou o serviço comercial em 2021 e já colocou em órbita satélites comerciais, civis, de segurança nacional e internacionais.
Os foguetes LauncherOne da Virgin Orbit são projetados e fabricados em Long Beach, Califórnia, e são lançados do ar a partir de um 747-400 modificado que permite que a Virgin Orbit opere de locais em todo o mundo para melhor atender às necessidades de cada cliente.