A Schiphol, administradora do Aeroporto de Amsterdã, deu início a um projeto piloto nessa última semana na qual proíbe a entrada de passageiros antes de 4h do embarque. A medida visa reduzir aglomerações no check-in e controle de segurança e acelerar o fluxo de passageiros.
A Diretora de Operações Aeroportuárias do Royal Schiphol Group, Patricia Vitalis, disse: “Durante as férias de maio, começamos imediatamente o desenvolvimento e implementação de medidas para enfrentar as longas filas no aeroporto. Estas medidas fazem parte do plano de ação para o verão apresentado anteriormente e visam garantir uma agradável experiência no aeroporto. As simulações mostraram que essa é a maneira mais eficiente de acelerar o fluxo de passageiros por meio do controle de segurança. É claro que vamos ficar de olho na situação“.
A medida
Ao admitir no saguão apenas passageiros com voos dentro de quatro horas antes do embarque, o aeroporto quer evitar a formação de filas nos balcões de check-in e controle de segurança. A experiência das últimas semanas mostrou que alguns viajantes chegam mais de quatro horas antes do horário do voo, acarretando longas filas antes mesmo da abertura do check-in.
A administradora também pede que os passageiros viajem com o mínimo possível de bagagens e que passageiros com bagagem de mão façam o check-in online, passando direto para o controle de segurança. Com isso, o aeroporto espera reduzir as filas enfrentadas nas últimas semanas.
Comentário
É uma má notícia para quem gosta de chegar cedo ao aeroporto para fazer compras no free shop e aproveitar salas VIP – como a gigantesca sala de 6.800 m² da KLM.
O desafio operacional que Schiphol vem enfrentando surge devido ao rápido aumento na demanda de passageiros e a falta de colaboradores em postos de triagem de segurança. Enquanto o problema segue sem solução, a KLM está oferecendo remarcação de voos sem custo. Passageiros podem solicitar um voucher válido por um ano para voos – além da própria KLM – da Air France, Delta e Virgin Atlantic.
Você pretende passar pelo Aeroporto de Amsterdã por esses dias?
Com informações da Schiphol.