A GOL apresentou hoje (23) o primeiro avião cargueiro da história da companhia, que será operado em parceria com o Mercado Livre. A aeronave é um Boeing 737-800, sendo o primeiro dos seis aviões previstos no acordo firmado entre as empresas. A aeronave, que foi apresentada no hangar da GOL no Aeroporto de Congonhas, entrará em operação no dia 1º de setembro.
Boeing 737-800 BCF
Conforme anunciamos aqui no PP, a GOL e o Mercado Livre firmaram em abril deste ano um contrato de 10 anos, visando democratizar o comércio para todas as regiões do país, com ênfase no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O acordo prevê seis novos aviões até o final de 2023, com a possibilidade de adição de mais seis até 2025.
O primeiro deles, apresentado hoje, foi um Boeing 737-800 com capacidade para 24 toneladas que fazia parte da frota de transporte de passageiros da GOL. A aeronave passou por um processo de conversão na fábrica da Boeing em Xangai, na China, sendo renomeada para Boeing 737-800 BCF (sigla para Boeing Converted Freighter).
A aeronave possui a identidade visual do Mercado Livre, que foi aplicada pela GOL Aerotech, unidade de negócios da companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina, sediada em Confins-MG. A unidade está em processo de certificação para executar integralmente as conversões dos próximos aviões desta parceria.
Redução do tempo de entrega
O objetivo do acordo é otimizar o tempo de entrega em outras regiões do Brasil, como o Norte e Nordeste. Em capitais como Manaus, a expectativa é reduzir a espera atual do cliente de 8-9 dias para 1 dia, o mesmo tempo de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.
“Os primeiros voos terão como destino as cidades de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), onde o prazo atual de 4 dias cairá para apenas 1, considerando cargas armazenadas nos centros de distribuição”, disse Fernando Nunes, vice-presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Com o acordo entre as duas empresas, o tempo de entrega nessas regiões será reduzido em 80%. “Esta é a concretização de nosso propósito de entrega rápida e democratização do comércio para todo o país”, completou Yunes.
Comentário
O início das operações do Boing 737-800 BCF é uma excelente notícia para os consumidores do Mercado Livre, principalmente para os moradores das outras regiões do país, como o Norte e o Nordeste. Agora, quem mora em regiões mais afastadas poderão ter o mesmo tempo de entrega de capitais do Sudeste, onde as entregas já eram feitas em 1 ou 2 dias.
O que achou da novidade?