Na manhã desta terça-feira (19) a GOL e o Mercado Livre anunciaram um acordo para o transporte de mercadorias. O negócio é valido pelos próximos 10 anos e prevê otimizar o prazo de entrega para consumidores do e-commerce.
Sobre o acordo
Com o acordo, a GOL irá ceder seis aeronaves Boeing 737-800NG para o Mercado Livre, com três aviões incorporando a frota do e-commerce a partir de junho deste ano, e o restante sendo entregue durante o ano de 2023. O negócio também permite o pedido de mais seis aeronaves adicionais até 2025.
Os 737-800NG passarão por um processo de conversão para cargueiros na GOL Aerotech do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Uma vez convertidos para carga, os modelos serão renomeados para Boeings 737-800 BCF (sigla para Boeing Converted Freighter) e terão capacidade operacional de 24 toneladas. Quando finalizados, os aviões levarão as cores e a logomarca do Mercado Livre.
“Este modelo de negócio anuncia uma nova fase para a GOL e para a GOLLOG. A expansão do escopo de serviços da nossa unidade de logística com operações de aviões cargueiros para o líder do mercado de e-commerce na América Latina traz, de forma estruturada e sustentável, eficiência de escala e segurança econômica para as duas empresas, além do crescimento do mercado esperado para os próximos anos”, diz Paulo Kakinoff, CEO da GOL Linhas Aéreas.
Otimizando o tempo de entrega
Através do acordo, é esperado que algumas regiões do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, sejam atendidas com mais rapidez, diminuindo o tempo de espera do frete. “Enquanto algumas cidades como São Paulo e Rio de Janeiro recebiam as encomendas em até 1 dia, outras cidades tinham um prazo de até oito dias. Com a parceria, nós iremos otimizar esse tempo, diminuindo o prazo para até dois dias”, disse Fernando Yunes, vice-presidente do Mercado Livre. Confira abaixo a diferença esperada na entrega:
- Manaus (AM): de 8-9 dias para 1-2 dias;
- Belém (PA): de 4-6 dias para 1-2 dias;
- Fortaleza (CE), São Luís (MA), Teresina (PI), Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Salvador (BA): de 3-4 dias para 1-2 dias;
- Brasília (DF), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT): de 2 dias para 1 dia.
Yunes ainda reforçou que o Mercado Livre não irá repassar os valores dos investimentos para o cliente terceiro. Ou seja, o frete não sofrerá reajuste por conta da adição das aeronaves. “O valor do frete não muda para os clientes, o que irá mudar é apenas o tempo de entrega. A gente acredita que com a otimização nos prazos, mais compras irão acontecer e, por fim, o Mercado Livre vai alcançar mais pessoas, aumentando a fidelidade nas regiões”, acrescentou.
Retorno financeiro
Com as operações exclusivas para o Mercado Livre, a GOL espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas. “Estimamos que a GOLLOG registre um aumento de aproximadamente 80% na capacidade ofertada em toneladas e aumente a gama de serviços oferecidos com uma receita incremental de R$100 milhões em 2022 e de mais de R$1 bilhão nos próximos 5 anos”, disse Julio Perotti, diretor executivo da GOLLOG.
A destinação das 6 aeronaves exclusivas para operação de cargas inaugura um novo capítulo de eficiência na redução dos custos unitários da GOL, uma vez que, combinada com a aceleração na transformação da frota para 737 MAX, permitirá maior diluição dos custos fixos, redução da ociosidade existente e incremento de novas oportunidades de geração receitas auxiliares.
Boa notícia para consumidores do Mercado Livre, principalmente aqueles que moram nas regiões Norte e Nordeste. Com a parceria com a GOL, o prazo de entrega será (muito) mais rápido do que o praticado nos dias atuais.
Por meio do acordo, o Mercado Livre vai triplicar sua frota de aviões, passando de três para nove aeronaves. Os executivos também informaram que o acordo com a GOL não é de exclusividade, ou seja, o e-commerce continuará operando as aeronaves do antigo negócio com a Azul Cargo Express, fruto de uma parceria assinada em 2019.
Você será beneficiado com a novidade?