A Azul e a United Airlines anunciaram a expansão do acordo de codeshare, que significa o compartilhamento de voos entre duas empresas diferentes. Nesse modelo de cooperação, os passageiros podem comprar bilhetes para voos operados pela companhia estadunidense diretamente nos canais de vendas da Azul.
André Mercadante, diretor de Alianças, Planejamento e RM da Azul, disse que a expansão do acordo com a United é uma forma da Azul de oferecer uma melhor experiência tanto nos voos, quanto nas ofertas de destinos. “Estamos acelerando nossa presença internacional e agora, nossos clientes poderão sair dos nossos hubs e, com um único bilhete, ir para cidades modernas, vibrantes, repletas de cultura e oportunidades profissionais”, afirma o executivo.
Novos destinos nos Estados Unidos
Com a expansão do acordo de codeshare, agora os viajantes da Azul têm novas opções de destino nos Estados Unidos. São eles:
- Chicago;
- Denver;
- Cleveland;
- Washington, D.C;
- Los Angeles; e
- São Francisco.
Atualmente, a Azul mantém uma parceria com a empresa que permite voos para Houston e Newark.
Exemplo de emissão
Através de nossas buscas, já é possível ver que a parceria reflete no site da Azul. Confira abaixo um exemplo de um voo com saída de Viracopos, em Campinas, cujo destino final é o Aeroporto Chicago O’Hare:
O que são acordos de codeshare
O acordo de codeshare é visto como o próximo passo do interline. É uma parceria um pouco mais profunda e requer mais cooperação entre as companhias aéreas.
Esse tipo de acordo permite que companhias trabalhem em conjunto colocando “códigos” no voo umas das outras. Para quem não sabe, cada companhia aérea tem um código definido pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) – a Azul pela sigla AD e assim acontece com todas as companhias aéreas mundo afora filiadas a associação.
O que está sendo feito neste acordo, de fato, é o “compartilhamento da aeronave”. A ‘companhia aérea Z’ comercializa um bilhete com o seu próprio código, como se fosse o seu próprio voo – contudo, o trajeto será operado pela ‘companhia aérea X’. A ideia é que isso seja benéfico para ambas as companhias aéreas, impulsione seus negócios e aumente o número de voos que cada passageiro tem acesso. Em outras palavras, uma companhia aérea alimenta a malha da outra.
Ao comprar bilhetes com codeshare
Para saber mais informações sobre acordos de codeshare, interline ou joint-venture na aviação, acesse este post.
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad.
Você será beneficiado com a expansão do acordo de codeshare entre a Azul e a United?