O São Paulo Futebol Clube firmou acordo com a empresa Sideral Linhas Aéreas para adquirir o Boeing 737, personalizado com as cores do time. O objetivo é acompanhar a equipe nos jogos nacionais e internacionais que o tricolor paulista irá jogar nos próximos dois anos.
Avião personalizado do São Paulo
A Sideral Linhas Aéreas, localizada em Curitiba, possui uma frota de Boeing 737, especialmente dedicada ao fretamento de equipes esportivas. Após o acordo com o time do São Paulo, as aeronaves irão auxiliar os jogadores ao longo das competições que disputarão, incluindo destinos internacionais, já que a equipe paulista disputará a Libertadores deste ano.
Conforme os dados do São Paulo, a parceria deve render uma economia de 15% nos custos de viagens e de 23% em despesas relacionadas a logísticas. Mas também ajudará também com a recuperação fisiológica dos jogadores, que deverão apresentar melhorias mais rápidas.
A aeronave já foi postada nas redes sociais da equipe, veja:
https://www.instagram.com/p/C2ahjvEpDTM/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Aviões e times de futebol
No meio do futebol, não é muito comum ver times comprando aviões. Geralmente, o que vemos é o patrocínio de uma equipe com uma companhia aérea, como é o caso do Real Madrid e Arsenal com a Emirates, PSG e Bayern de Munique com a Qatar Airways, além, é claro, da parceria de longa data do Manchester City com a Etihad. Assim como a Emirates no Arsenal, a companhia detém também o naming rights do estádio do time.
No Brasil, em 2015, o São Paulo já havia realizado um acordo com a Copa Airlines. Mas nesse caso, o avião da Copa só servia o Tricolor Paulista em jogos internacionais, durante a campanha da equipe na Libertadores da América. Confira a imagem de como ficou a aeronave:

Imagem: Aeroin
Outra equipe que possui uma aeronave a seu dispor é o time de futebol americano New England Patriots. O dono da franquia, Robert Kraft, comprou há um certo tempo, um Boeing 767 para transportar a equipe para os jogos – clique aqui para conhecer a aeronave. Em 2020, durante a pandemia, a aeronave foi utilizada também para ir à China buscar insumos para os hospitais do estado de Massachusets, onde a equipe é sediada.
Em 2016, o até então presidente palmeirense, Paulo Nobre, emprestou seu jato particular ao clube para buscar o atacante Gabriel Jesus e o zagueiro Yerry Mina, que estavam participando das Eliminatórias da Copa do Mundo com suas respectivas seleções.
Ambos os atletas foram fundamentais para a equipe paulista conquistar o 9° título do Campeonato Brasileiro e, por isso, uma força-tarefa tinha que ser feita para que eles chegassem aptos para disputar as partidas. O modelo, um Falcon 50EX de três motores, é apelidado de “Air Pork One”, que faz menção ao Air Force One (avião da Força Aérea dos EUA) e ao porco (mascote alviverde). Veja abaixo o jato:
Além do Air Pork One, o ex-presidente também tem outro jatinho: o “Palmeirinha Fly”, um Hawker 400A.
Já em janeiro de 2023, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, anunciou que o time seria a primeira equipe do Brasil a ter um avião. A aeronave em questão, é um jato Embraer E190, que é responsável por levar a equipe para os jogos de longa distância. Sua capacidade é para transportar 114 passageiros, sendo propriedade de uma empresa da presidente do Verdão e está à disposição do Palmeiras para voos regionais e até internacionais, dependendo da distância.
Comentário
Para os torcedores do São Paulo, uma novidade boa, já que o time irá economizar em deslocamentos e ainda terá uma melhor recuperação fisiológica de seus jogadores entre um jogo e outro. Será que outros times, irão aderir também aos aviões personalizados?
O que você achou da novidade?