A Copa Airlines informou, no dia de ontem (25), que recebeu autorização para retomar as operações com as 21 aeronaves Boeing 737 MAX 9, após conclusão da inspeção de segurança. O modelo havia sido temporariamente suspenso pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos após incidente com a Alaska Airlines. O retorno gradativo das operações teve início ainda nesta quinta-feira, com previsão de atingir total normalidade até o próximo dia 28 de janeiro.
Retomada das operações
A Copa Airlines teve as operações de 21 Boeings 737 MAX 9 de sua frota temporariamente suspensas no dia 6 de janeiro de 2024 seguindo a Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos até que fossem realizadas inspeções técnicas obrigatórias de segurança devido o incidente envolvendo uma aeronave de mesmo modelo da companhia Alaska Airlines. Ontem (25), em comunicado a impressa, informou que recebeu autorização do órgão regulador para a retomada das operações afetadas após conclusão das inspeções.
“As inspeções estão sendo realizadas por técnicos profissionais da Copa Airlines, seguindo os mais altos padrões de qualidade e com acompanhamento e supervisão da Autoridade de Aviação Civil (AAC) do Panamá. Estimamos que esse processo será concluído nas próximas 24 horas.“, informou a empresa.
Desde então, a empresa tem retomado os voos com o Boing 737 MAX 9 com previsão de normalizar as operações em sua totalidade até o próximo domingo (28). No Brasil, a Copa opera com esse modelo de aeronave, realizando os voos entre a Cidade do Panamá (PTY) e as cidades de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG), inclusive, alguns deles já estão em operação novamente. Confira abaixo:
Diretrizes para os passageiros afetados
No mesmo comunicado, a companhia informa que está oferecendo novas opções para os passageiros afetados com medida tomada. Veja abaixo:
- Passageiros que confirmaram um novo itinerário de viagem podem alterar para um novo voo sem custo adicional, se assim o desejarem;
- Passageiros que ainda não têm um novo itinerário de viagem confirmado após o cancelamento do voo original podem escolher um novo voo entrando em contato com a central de atendimento ou loja de passagem, aeroporto ou agência de viagens;
- Passageiros cujos bilhetes já estão em processo de reembolso e desejam viajar deverão comprar um novo bilhete.
Comentário
Após inspeções que asseguram a segurança do Boeing 737 MAX 9 da Copa Airlines, a companhia informou o retorno a normalidade de suas operações – o que é uma ótima noticia. De toda forma, para os passageiros que foram afetados com as medidas tomadas, ou que tenham voos programados para os próximos dias com a Copa, recomendamos que entrem em contato com a empresa para verifiquem o status do voo.
Você foi afetado com a suspensão do Boeing 737 MAX 9? Para saber mais, acesse o site da Copa Airlines.