Dado ao fechamento do Aeroporto Internacional de Porto Alegre devido às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Aviação Civil, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), liberaram a Base Aérea de Canoas para atender voos comerciais.
Voos comerciais temporários em Canoas
A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do MPor encaminhou um ofício para a Fraport, questionando o interesse e a disponibilidade da concessionária do Aeroporto Salgado Filho em operar emergencialmente a Base Aérea de Canoas. A concessionária informou estar disponível para realizar a operação.
A venda de bilhetes deve ser liberada a partir desta terça-feira (21). Esse acréscimo representa 18 novos voos, além dos 116 voos semanais anunciados na primeira fase do plano de aviação emergencial na região.
“A Fraport vai assumir a operação do Aeroporto de Canoas, para, no primeiro momento, nós termos disponíveis até cinco voos diários nessa primeira semana, e a partir de amanhã, as companhias aéreas já começam a vender os bilhetes das passagens para a gente poder ampliar a aviação comercial do estado do Rio Grande do Sul”, esclareceu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
É importante destacar que a quantidade de voos anunciada na primeira fase do plano emergencial foi mantida, com adequações para outros aeroportos regionais. Com o novo anúncio, ao todo serão 134 voos para o acesso ao RS.
Malha aérea emergencial
Confira abaixo a malha aérea emergencial para o estado do Rio Grande do Sul:
- Aeroporto de Caxias do Sul: 39 voos semanais;
- Aeroporto de Santo Ângelo: 6 voos semanais;
- Aeroporto de Passo Fundo: 21 voos semanais;
- Aeroporto de Pelotas: 6 voos semanais;
- Aeroporto de Santa Maria: 3 voos semanais;
- Aeroporto de Uruguaiana: 3 voos semanais;
- Aeroporto de Florianópolis: 14 voos semanais;
- Aeroporto de Jaguaruna: 7 voos semanais; e
- Base Aérea de Canoas: 35 voos semanais.
Check-in no Shopping ParkCanoas
Além disso, o check-in também foi adaptado para atender os passageiros saindo de Canoas.
Os embarques e desembarques dos voos comerciais na Base Aérea de Canoas serão realizados por ônibus de forma remota e todo o processo de atendimento será feito diariamente das 6h às 18h e de forma adaptada no andar térreo do ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4545).
O check-in de cada voo será encerrado a cerca de uma hora antes da decolagem. Lojas e demais serviços do ParkShopping Canoas estarão abertos das 10h às 22h.
Posicionamento da Azul
A Azul anuncia sua operação regular na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, a partir de 1º de junho, com possibilidade de antecipação. Os voos acontecerão diariamente de/para o Aeroporto de Viracopos, de onde os passageiros poderão se conectar com centenas de destinos nacionais e internacionais operados pela companhia.
A operação partirá do Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da companhia, às 08h15, chegando em Canoas às 10h. Os voos de retorno partirão às 11h30, com chegada prevista às 13h15, em Campinas, com aeronaves Embraer E1-195.
A Azul orienta que os passageiros se apresentem no local com antecedência de 3 horas ao horário da decolagem, já que o check-in será encerrado 90 minutos antes das partidas dos voos.
Posicionamento da GOL
A GOL anuncia o retorno dos voos em Porto Alegre por meio de operações na base aérea de Canoas (QNS) no próximo dia 1º de junho. A partir dessa data, serão disponibilizados aos passageiros até 9 voos semanais diretos, de ida e volta, entre Guarulhos (GRU) e Canoas. Os voos serão operados com aeronaves Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros.
Todos os dias da semana, o voo G3 9084 deixará Guarulhos rumo a Canoas às 10h15, com aterrissagem prevista para às 12h00. Já o G3 9085, de volta para Guarulhos, alçará voo às 13h30, com pouso previsto para às 15h10 na capital paulista, também de forma diária. Às quartas e sábados, o voo G3 9086 sai de GRU às 6h15 para chegar em Canoas às 8h00; já o voo de retorno, G3 9087, deixa o solo gaúcho às 9h30 e aterrissa em GRU às 11h10, sempre às quartas e sábados.
Posicionamento da LATAM
A LATAM anuncia que iniciará, em 27 de maio, a sua operação comercial excepcional de passageiros na Base Aérea de Canoas (RS).
Em breve, estarão disponíveis em no site da LATAM e demais canais as passagens aéreas da companhia para o seu voo diário na rota Guarulhos-Canoas-Guarulhos e os 5 voos semanais (exceto quartas e sábados) na rota Congonhas-Canoas-Congonhas.
Os voos serão operados em aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 176 passageiros.
A LATAM orienta que o viajante fique atento às sinalizações dentro do ParkShopping Canoas e se apresente com 2 horas de antecedência do seu voo, dando preferência para o check-in automático pelo site e aplicativo da companhia.
Com informações, Ministério de Portos e Aeroportos.