Conforme noticiado pela agência de notícias Reuters, a Lufthansa planeja adquirir uma parte da TAP. As companhias são parceiras de Star Alliance e duas das principais empresas responsáveis por operar voos diretos entre o Brasil e a Europa.
Possível compra da TAP pela Lufthansa
Ao que tudo indica, a compra seria apenas de uma parte da companhia aérea portuguesa. Segundo noticiado, o interesse dos alemães é de adquirir cerca de 19,9% das participações da TAP. Desta forma, a compra estaria abaixo do limite de 20% – que exigiria aprovação da Comissão Europeia.
Na manhã desta segunda-feira, em Portugal, o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, se encontrou com o presidente português para conversar sobre o interesse de compra. Até o momento, contudo, não foi informado sobre os trâmites.
Venda da TAP para o setor privado é desejo antigo
A venda de parte da TAP para o setor privado também é de interesse do governo português, que é 100% estatal. Segundo fontes disseram à Reuters, um dos planos do governo de Portugal era justamente avançar na privatização da companhia até o final do ano.
A compra pela Lufthansa seria providencial para os portugueses, uma vez que a companhia alemã preservaria a autonomia da TAP.
Grupo IAG e Air France-KLM também surgem como compradores
Além do Grupo Lufthansa, o Grupo IAG (da British Airways e Iberia) e o Grupo Air France-KLM, que recém adquiriram parte da SAS, também demonstraram interesse na compra da companhia.
O que atrai a atenção das companhias na aquisição da TAP são algumas de suas rotas, principalmente aquelas com destino ao Brasil e à África.
Preocupação com um monopólio na Europa
A possível venda da TAP também gerou preocupação por alguns órgãos europeus. O que chamou a atenção, por exemplo, é o fato dos três maiores grupos de companhias aéreas da Europa se tornarem dominantes até demais nas operações aéreas.
Vale ressaltar que a preocupação por um monopólio foi o que fez a Comissão Europeia exigir de algumas garantias do Grupo IAG na compra da Air Europa – que futuramente culminou para a desistência da fusão entre as empresas.
Comentário
A venda/compra da TAP é uma pauta que nós, brasileiros, devemos ficar atentos. A companhia é uma das que mais operam slots por aqui, com saídas de diversos aeroportos brasileiros.
Com informações, Reuters.