Em fevereiro deste ano, a Azul anunciou mudanças em seu programa de fidelidade e, dentre elas, o fim do teto para upgrade com pontos em voos da companhia, o qual é disponibilizado 24 horas antes da partida. Com a medida, que terá vigência a partir de amanhã, 18 de fevereiro, os valores passarão a ser variáveis mediante ocupação da cabine. Para entender melhor a precificação dinâmica, entramos em contato com a empresa, que nos passou uma tabela da quantidade de pontos necessária para o upgrade dos voos que acontecerão amanhã. Confira!
Entenda o fim do teto para upgrade de cabine em voos Azul
Conforme informamos no início deste texto, a Azul anunciou o fim do valor fixo para upgrade de cabine em voos operados pela companhia, o qual é disponibilizado 24 horas antes da partida. Se antes o upgrade custava a partir de 125 mil pontos por trecho para clientes nível Diamante, agora os valores serão variáveis mediante ocupação da cabine. A medida passa a valer a partir de amanhã, 18 de fevereiro, inclusive para passagens aéreas já emitidas.
A companhia aérea confirmou que não haverá uma quantidade mínima e nem um teto para este upgrade, embora reforce que o valor não tomará como referência a passagem pagante. Ainda assim, é uma notícia bastante impactante para os passageiros da Azul que contavam com a possibilidade de voar em Executiva por meio deste upgrade, principalmente porque não será mais possível prever o seu custo como antigamente.
Mesmo com essa relevante mudança, a Azul anunciou desconto no upgrade para os seus membros. Veja abaixo:
- Nível Diamante: 30% de desconto no upgrade de cabine; e
- Nível Safira: 15% de desconto no upgrade de cabine.
O desconto será aplicado independente da lotação da cabine.
Precificação de upgrade para voos a serem realizados amanhã
Como a opção está disponível 24 horas antes do embarque, entramos em contato com a Azul para disponibilizar os preços que serão praticados no upgrade com pontos nos voos de amanhã, 18/02. Vale lembrar que a tabela é a título exemplificativo da precificação dinâmica, a qual terá variação diária, a depender da ocupação da cabine Business no dia da viagem.
Obs.: a base desses valores é Euro ou Dólar, podendo então ter alterações devido às variações nas cotações.
Comentário
Para quem estava receoso com a mudança, as notícias podem ser boas, principalmente para quem tem voo envolvendo a Europa e é cliente nível Diamante. Se antes o upgrade iria custar 125.000 pontos para o voo de amanhã, ele passa a ser a partir de 80.266 pontos – uma redução de aproximadamente 35%. Em contrapartida, os passageiros que têm voos para os Estados Unidos podem ser mais prejudicados na tabela de amanhã – um aumento máximo de 29% frente ao que era cobrado anteriormente.
Outro detalhe interessante é que o desconto para passageiros com nível são um pouco superior ao anunciado. Por exemplo, para o voo 8753, se aplicado o desconto exato de 30% para quem é Diamante, o upgrade custaria 81.939 pontos e não 80.266, valor que será na prática. Diferença pouca, mas que não deixa de ser positiva.
Por fim, reforçamos que essa tabela é apenas a título exemplificativo para entendermos melhor como será a nova mecânica do upgrade com pontos. Não se trata de valores fixos, visto que a precificação terá variação diária, a depender da ocupação da cabine Business no dia da viagem.
O que achou dos valores? Solicitaria o upgrade com pontos com a tabela de precificação acima?