A LATAM está antecipando o retorno de suas operações comerciais para Fernando de Noronha. A decisão foi tomada após a suspensão das operações da VOEPASS pela ANAC. Além de Noronha, Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é outra cidade que terá a volta dos voos antecipados com a LATAM.
LATAM antecipando voos em Fernando de Noronha e Ribeirão Preto
A antecipação das novas operações da LATAM resulta de um esforço conjunto da companhia aérea com o Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil. No caso de Noronha, também com a ação coordenada com o Governo de Pernambuco para assegurar a conectividade para os turistas e residentes do estado.
Voos para Noronha
A rota se inicia a partir de amanhã (19), em rota saindo de Recife. De início, serão três frequências semanais conectando os aeroportos, mas as frequências vão aumentar em 4 voos semanais a partir de abril. Os voos serão operados com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 12 passageiros em Premium Economy e 162 em Econômica.
Confira abaixo o cronograma de operações da companhia nos destinos:
Recife (REC) x Fernando de Noronha (FEN)
Dias de operação: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira (aos domingos a partir de abril)
Horário de saída: 6h35 (às 13h20 a partir de abril)
Tempo de voo: 1h10
Fernando de Noronha (FEN) x Recife (REC)
Dias de operação: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira
Horário de saída: 10h (às 16h25 a partir de abril)
Tempo de voo: 1h10
São Paulo (GRU) x Fernando de Noronha (FEN)
Dias de operação: segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e domingo
Horário de saída: 7h40
Tempo de voo: 3h50
Fernando de Noronha (FEN) x São Paulo (REC)
Dias de operação: segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e domingo
Horário de saída: 13h15
Tempo de voo: 3h50
A partir de maio, a LATAM também vai operar voos entre São Paulo e Noronha. Serão 5 voos semanai, com aeronaves Airbus A319 (8 passageiros em cabine Premium Economy e 132 em Economy).
Voos em Ribeirão Preto
Entre hoje (18) e 31 de março a LATAM vai operar 1 voo por dia para Ribeirão Preto saindo de Guarulhos com aeronaves Airbus A319 (8 passageiros em cabine Premium Economy e 132 em Economy) e A320 (12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy). A partir de 31 de março, essa operação passará para 2 voos diários e saindo de Congonhas. Confira abaixo:
São Paulo (GRU) x Ribeirão Preto (RAO)
Dia de operação: todos os dias
Horário de saída: 12h15
Duração do voo: 50 minutos
Ribeirão Preto (RAO) x São Paulo (GRU)
Dia de operação: todos os dias
Horário de saída: 13h45
Duração do voo: 50 minutos
São Paulo (CGH) x Ribeirão Preto (RAO) – a partir de 31 de março
Dia de operação: todos os dias
Horário de saída: 8h05 e 17h40
Duração do voo: 1h
Ribeirão Preto (RAO) x São Paulo (CGH) – a partir de 31 de março
Dia de operação: todos os dias
Horário de saída: 10h05 e 19h25
Duração do voo: 1h
Suspensão das operações da VOEPASS
A ANAC suspendeu, em caráter cautelar, as operações aéreas da VOEPASS, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. De acordo com a Agência, a decisão decorre da incapacidade da VOEPASS em solucionar irregularidades identificadas e violação de acordos estabelecidos para que a empresa operasse dentro dos padrões de segurança exigidos.
Após o acidente aéreo que aconteceu no dia 9 de agosto de 2024 em Vinhedo (SP), a ANAC fiscalizou as instalações da VOEPASS para verificar as condições necessárias que garantam a segurança para passageiros e tripulação. A partir da ação, foram exigidas medidas como redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades.
Em nota, a ANAC revelou que no fim de fevereiro, após nova auditoria, foi identificada a reincidência de algumas irregularidades, além da falta de efetividade do plano de ações corretivas, causando a quebra de confiança entre as partes e fazendo com que a VOEPASS perca a capacidade de responder sobre a correção de riscos em suas operações. A suspensão das operações se manterá até que a garantia do nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes seja comprovada.
Comentário
Muito legal a iniciativa da LATAM em antecipar a estreia de seus voos para as cidades, buscando atender os passageiros. Vale ressaltar que a companhia já havia oferecido flexibilidade na remarcação de bilhetes da VOEPASS.
E você, pensa em viajar para Fernando de Noronha ou Ribeirão Preto com a LATAM?