A LATAM está oferecendo flexibilidade na remarcação e cancelamento de voos que seriam operados pela VOEPASS, através de acordo entre as empresas. A companhia tomou a decisão após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspender as operações da VOEPASS a partir de hoje (11), até que a empresa corrija não conformidades relacionadas à sua gestão.
Flexibilidade na LATAM
Veja abaixo as opções oferecidas:
Alteração de data de voo
Os passageiros que adquiriram voos com a LATAM em rotas operadas pela VOEPASS, poderão remarcar seu voo sem multa, sujeito a disponibilidade da mesma cabine (sem diferença de tarifa) viajando dentro da validade do bilhete. Eles poderão escolher entre uma das opções abaixo:
- Para as rotas em que houver operação LATAM, os passageiros serão protegidos em alternativas de voos LATAM
- Para os destinos em que não houver alternativa de proteção LATAM ou que não atenda às necessidades do cliente, poderá ser feita a proteção em voos Azul (AD) ou GOL (G3) de acordo com o seguinte:
- Na classe mais baixa disponível dentro da mesma cabine e nas datas mais próximas à sua viagem original.
- Mantendo o destino original operado pela VOEPASS (2Z).
- Será feito reemissão involuntária do bilhete completo, inserindo a marca indicada no campo de Endossos do bilhete.
- Exceto clientes nas classes Z e V
Alteração de aeroporto (origem ou destino)
Para aqueles que precisam alterar o aeroporto de origem ou destino, a LATAM também permite que seja feito sem multas. Contudo, o novo aeroporto deve estar dentro de 500 km do aeroporto original.
Para mais informações, acesse o site da LATAM.
Suspensão das operações da VOEPASS
A ANAC suspendeu, em caráter cautelar, a partir de hoje (11), as operações aéreas da VOEPASS, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. De acordo com a Agência, a decisão decorre da incapacidade da VOEPASS em solucionar irregularidades identificadas e violação de acordos estabelecidos para que a empresa operasse dentro dos padrões de segurança exigidos.
Após o acidente aéreo que aconteceu no dia 9 de agosto de 2024 em Vinhedo (SP), a ANAC fiscalizou as instalações da VOEPASS para verificar as condições necessárias que garantam a segurança para passageiros e tripulação. A partir da ação, foram exigidas medidas como redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades.
Em nota, a ANAC revelou que no fim de fevereiro, após nova auditoria, foi identificada a reincidência de algumas irregularidades, além da falta de efetividade do plano de ações corretivas, causando a quebra de confiança entre as partes e fazendo com que a VOEPASS perca a capacidade de responder sobre a correção de riscos em suas operações. A suspensão das operações se manterá até que a garantia do nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes seja comprovada.
Meu voo foi cancelado. E agora?
A ANAC orienta que os passageiros que foram atingidos pelo cancelamento de voos da VOEPASS deverão procurar a empresa ou agência de viagem responsável pela venda do bilhete para efeito de reembolso ou reacomodação em outras companhias.
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea. Saiba mais detalhes nesta matéria.
Comentário
A suspensão das operações da VOEPASS resulta de uma série de falhas em atender aos padrões de segurança exigidos para a operação aérea, agravadas pela reincidência de irregularidades após uma nova auditoria realizada recentemente.
Se você possui algum voo agendado com a empresa, entre em contato com a companhia ou agência de viagens onde o bilhete foi emitido. Para mais informações, acesse o site da LATAM.
Leia mais sobre o que vem acontecendo com a VOEPASS:
☞ Posicionamento da VOEPASS após acidente no interior de São Paulo;
☞ VOEPASS anuncia suspensão de voos em 9 destinos até o final de outubro;
☞ VOEPASS pede reestruturação financeira para garantir continuidade de operações;
☞ Parceria entre LATAM e Voepass chegará ao fim em agosto.