Conforme divulgado pelo Aeroroutes, a Japan Airlines (JAL) e a LATAM estão ampliando o acordo de codeshare em voos domésticos no Brasil. Confira na matéria as novas rotas que levarão o código da companhia japonesa.
Ampliação do codeshare entre LATAM e JAL
A partir de domingo (3), alguma rotas domésticas da LATAM levarão o código JL, da Japan Airlines. Isso indica uma ampliação dos voos de codeshare entre as companhias. Dessa forma, a JAL está aumentando sua rede no Brasil, sem necessidade de voos próprios. Confira abaixo as rotas contempladas:
- São Paulo (GRU) x Belém (BEL)
- São Paulo (GRU) x Cuiabá (CGB)
- São Paulo (GRU) x Florianópolis (FLN)
- São Paulo (GRU) x Maringá (MGF)
- São Paulo (GRU) x Rio de Janeiro (SDU)
O que significa um acordo de codeshare?
Esse tipo de acordo permite que companhias trabalhem em conjunto colocando “códigos” no voo umas das outras. Para quem não sabe, cada companhia aérea tem um código definido pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) – a LATAM é representada pela sigla LA, a Azul pela sigla AD, a GOL pela sigla G3 e assim acontece com todas as companhias aéreas mundo afora filiadas a associação.
O que está sendo feito neste acordo, de fato, é o “compartilhamento da aeronave”. A ‘companhia aérea Z’ comercializa um bilhete com o seu próprio código, como se fosse o seu próprio voo – contudo, o trajeto será operado pela ‘companhia aérea X’. A ideia é que isso seja benéfico para ambas as companhias aéreas, impulsione seus negócios e aumente o número de voos que cada passageiro tem acesso. Em outras palavras, uma companhia aérea alimenta a malha da outra.
Além disso, assim como no acordo de interline, as duas companhias aéreas lidam com o check-in e despacho de bagagem uma da outra. Em outras palavras, você faz check-in com a ‘companhia aérea X’ e depois continua o seu trajeto com a ‘companhia aérea Z’ sem a necessidade de realizar um novo check-in. Sua bagagem será automaticamente transferida entre as companhias e você só vai retirá-la no seu destino final.
Comentário
A ampliação do codeshare entre as companhias demostra um fortalecimento na parceria e oferece benefícios financeiros para ambas. Além disso, favorece os passageiros que vêm da Ásia para destinos brasileiros além de São Paulo.
O que achou da novidade?