A Iberia vai alterar a aeronave responsável pelos voos saindo de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). Com a mudança, Guarulhos receberá operações do Airbus A330, enquanto o Rio de Janeiro será conectado a Madri pelo Airbus A350 da companhia espanhola. Veja!

Mudança de aeronave nas rotas
A mudança entrará em vigor a partir de 29 de março de 2026, nos voos com saídas de São Paulo. No Rio de Janeiro, a troca ocorrerá no dia seguinte (30/03). Através do site da Iberia é possível ver a mudança dos aviões:
Voos de São Paulo para Madri a partir de 29/03/2026:

Voos do Rio de Janeiro para Madri a partir de 30/03/2026:

Quem sai ganhando com a troca?
Para o viajante saindo de São Paulo, a troca do modelo representa o fim de voos com a nova Classe Executiva da Iberia, uma vez que a frota de Airbus A330 não é equipada com a nova cabine. Para o Rio de Janeiro, as chances da Iberia operar com a nova Executiva são grandes, mas não garantida, uma vez que nem todos os Airbus A350 estão equipados com o novo modelo.
Portanto, analisando o cenário do aeroporto paulista, a mudança representa um downgrade no serviço da companhia espanhola. O Rio, por sua vez, ganha um upgrade, mesmo que não garantido, com a alteração do avião.
Nova Classe Executiva da Iberia
Seguindo o que parece ser cada vez mais uma tendência de mercado, a Iberia anunciou um novo produto na Classe Executiva, com assentos do modelo CL6720 fabricado pela RECARO equipados com portas individuais, que criam um ambiente de mini suíte, assim como a nova cabine que a British Airways, empresa que faz parte do mesmo grupo da Iberia, já vem implantando em seus aviões.
Nos novos A350, observamos três classes de cabine, com 31 lugares na Classe Executiva, 28 na Econômica Premium e 293 na Classe Econômica. Na Executiva, produto destaque desta matéria, os assentos estão dispostos no layout 1-2-1 com acesso direto ao corredor para todos os passageiros. Além de privacidade elevada, os assentos contam com uma arrumação generosa e versátil, criando espaço suficiente para todos os pertences pessoais.
A telas de entretenimento de bordo são as maiores de todas as cabines da Iberia, contando com 18,5 polegadas, resolução 4K ultra-HD e função touch screen com rápida resposta ao toque. A reclinação é de 1,93m e possui 47,5cm de largura.
Como identificar se o voo é operado com a nova cabine
Conforme comentamos no tópico anterior, as novas cabines estão presentes somente nas aeronaves A350 da companhia. Porém, nem todas estão configuradas com os novos assentos – somente 8, de 22 jatos da frota da Iberia. Para consultar se o voo será operado com a nova configuração, é preciso analisar o mapa de assentos, mas a identificação não ocorre pelo mapa da Classe Executiva, uma vez que a disposição dos assentos nesta classe é exatamente igual em todos os A350 da Iberia.
Neste caso, a diferença estará na cabine Premium Economy. Nas aeronaves remodeladas, estão presente três classes de cabine e a Econômica Premium possui 28 lugares com assentos na fileira 11 – diferente da cabine na configuração antiga. Veja abaixo:

Agora, perceba a disposição dos assentos na Econômica Premium. Nas demais aeronaves, são 24 lugares, sem assentos na fileira 11. Confira:

Por fim, também é possível verificar se aquele voo possuirá a cabine nova ou não consultando a matrícula da aeronave que fará a rota dias antes do voo através do FlightRadar24. Confira abaixo as matrículas dessas aeronaves:
- EC-NVR
- EC-NXC
- EC-NXD
- EC-NXE
- EC-OAY
- EC-OCR
- EC-OES
- EC-OFM
Comentário
Você foi afetado com a alteração dos modelos de aeronaves? Conte para nós nos comentários!