Semana passada fiz duas matérias interessantes sobre o uso de cartão de crédito no exterior. A primeira delas mostrei para vocês quais cartões de crédito oferecia pontuação extra em compras no exterior. Já a segunda, conseguimos identificar quais deles cobravam o dólar mais caro no fechamento da fatura.
Pois bem, hoje então eu venho trazer outra discussão englobando o mesmo tópico – que é a cobrança de IOF em compras estornadas/canceladas.
No início deste mês eu estive em NY e comprei uma capa pro meu computador na BestBuy. Como eu estava com pressa acabei não reparando que levei o modelo errado. Em questão de meia hora voltei pra loja para devolver a mercadoria e logo já estava com o recibo de cancelamento da compra no meu cartão, vejam:
Valores em U$
Porém ao verificar minha última fatura que fechou semana passada, notei que mesmo a compra sendo cancelada o valor do IOF continua sendo cobrado.
Valores em R$
Entrei em contato com o banco do meu cartão – que no caso é o Santander – eles me afirmaram que por legislação do governo o IOF é cobrado imediatamente quando você “passa” o cartão e que mesmo se a compra for cancelada/estornada o valor não é reembolsável.
Bom, até então eu não tinha passado por esta situação ou pelo menos nunca tinha reparado para ser mais sincero.
Inclusive quero perguntar se isto já aconteceu com vocês pois é um prejuízo gratuito!