O Aeroporto Internacional Mariscal Sucre no Quito, Equador, recebeu da reconhecida auditora britânica Skytrax o selo de Aeroporto 5 Estrelas, a certificação máxima dada a aeroportos pela empresa. Essa é a primeira vez na história que um aeroporto nas Américas recebe o selo.
Como funciona o World Airport Star Rating?
O sistema de classificação mundial de aeroportos em estrelas da Skytrax foi introduzido em 2001 e é baseado em um estudo que inclui a avaliação de mais de 500 itens relativos aos produtos e serviços oferecidos pelos aeroportos. O número de itens depende do tamanho do aeroporto.
Os critérios incluem pontos chave como a eficiência dos processos, conforto térmico, limpeza, facilidades aos passageiros e qualidade do atendimento. São analisados ainda a qualidade e a disponibilidade de assentos, tomadas de energia, internet WiFi, sanitários, opções de alimentação e todas as demais facilidades. Em relação à qualidade dos serviços, os critérios cobrem tanto aqueles prestados por oficiais, como imigração, polícia, segurança e alfândega, quanto a equipe geral do aeroporto (lojas, restaurantes, cafés, balcões de atendimento, dentre outros).
De acordo com as informações do site da Skytrax, os aeroportos não precisam ser grandes hubs para conquistarem as 4 ou 5 estrelas. A classificação é feita de acordo com o mercado-alvo de cada aeroporto e a sua base de clientes para determinar o a qualidade em cada área analisada. Por exemplo, não é esperado que um pequeno aeroporto regional ofereça as mesmas facilidades que um grande hub global, mas ambos são elegíveis a receberem uma classificação 5 estrelas.
Em 2016, a Skytrax introduziu a Classificação de Aeroportos Regionais (Regional Airport Ratings) e, desde então, vários aeroportos considerados regionais foram avaliados pelo sistema de classificação. Esse é o caso do Aeropuerto Internacional Mariscal Sucre, em Quito: o primeiro aeroporto 5 estrelas das Américas.
A Classificação do Aeroporto Internacional de Quito
A primeira auditoria do Aeroporto de Quito aconteceu em novembro/2015, quando obteve pela primeira vez a categoria 4 estrelas. Desde então, a administradora e operadora do aeroporto vem implementando uma série de melhorias nos serviços visando criar um “WOW Factor“, seguindo as recomendações feitas pela Skytrax para que chegassem ao selo de 5 estrelas.
Análise divulgada pela Skytrax sobre o Aeroporto de Quito:
O Aeroporto de Quito reformou completamente as áreas de check-in para voos domésticos e internacionais, o que incluiu novas lojas e restaurantes, sanitários renovados, e um balcão de informações cujo design é baseado em uma tradicional dança equatoriana.
Os espaços de check-in também ganharam novos assentos com tomadas, novo piso e telas de informação de voos. O aeroporto também está trazendo um sabor da vasta biodiversidade do Equador para o terminal, com várias paredes vivas e jardins plantados entre as áreas de estar. As estradas de acesso ao aeroporto também foram ajardinadas com bom gosto e atualizadas nos últimos 18 meses.
Nas áreas dos portões de embarque, a principal praça de alimentação internacional está sendo reformada e, da mesma forma, as instalações de varejo estão sendo revitalizadas com novos interiores e fachadas. No lado doméstico, a aparência da área comercial é temática, como se fosse parte de um mercado local.
Nos próximos meses, os clientes encontrarão nova sinalização nas salas de embarque, novas áreas de lazer para crianças e espaços aprimorados para mães e bebês. Para quem gosta de viajar com animais domésticos, o Aeroporto de Quito introduziu recentemente várias instalações de alívio para animais de estimação pelo terminal e, principalmente, próximas aos portões de embarque.
As Salas VIP para passageiros domésticos e internacionais foram completamente reformadas pela renomada designer Adriana Hoyos e foram reconhecidas com prêmios internacionais.
Um fator importante da classificação do aeroporto de 5 estrelas é a conveniência geral e a eficiência da experiência de viagem, que também oferece um alto padrão em Quito. O aeroporto fornece excelentes sistemas de informação e localização de rotas em todas as partes da jornada do cliente, e isso inclui tempos de processamento de segurança e imigração ao vivo, excelentes guias de informações de transporte e mapas e diretórios detalhados das instalações de serviços, compras e restaurantes.
Em frente ao terminal principal, os passageiros encontram o Quito Airport Center, que oferece uma ampla variedade de opções gastronômicas locais e internacionais, varejo, bancos, serviços de saúde, supermercado e serviço de manobrista de carros. Há um excelente terraço para refeições ao ar livre, onde os clientes podem desfrutar de vistas das montanhas andinas.
O Airport Center possui instalações para descanso fornecidas pelo “Layover Stay”, um lounge destinado aos passageiros que estão desembarcando. Os clientes também podem usar o Wyndham Hotel, nas proximidades (a uma curta caminhada de 5 minutos ou utilizando o traslado). Existe um portfólio crescente de acomodações de qualidade internacional na área circundante.
O serviço da equipe está acima da média para a região e a maioria do staff fala inglês bem – esse é um alto padrão para os principais funcionários da linha de frente nos setores de varejo e alimentação, segurança e imigração.
Um fator particularmente forte para o Aeroporto de Quito é a limpeza e a apresentação dos terminais, que oferecem alguns dos mais altos padrões fora da Ásia e se aproximam das melhores práticas internacionais de qualidade de serviços.
Para Andrew O’Brian, Presidente e CEO da Quiport, a empresa responsável pela administração e operação do Aeroporto Internacional de Quito, “estar na categoria mais alta de aeroportos do mundo representa um marco histórico para a cidade e o país. É o reflexo do compromisso de todas as entidades e trabalhadores envolvidos na gestão dos serviços de passageiros, que proporcionam uma experiência de excelência em todas as áreas da gestão aeroportuária”. Ele também explicou que o apoio do município de Quito, liderado pelo prefeito Jorge Yunda e Sandro Ruiz, gerente geral da Empresa Pública Metropolitana de Serviços Aeroportuários (EPMSA), foi fundamental. “A visão do prefeito de Quito de colocar a cidade na vanguarda das principais cidades da região tem sido fundamental para alcançar o objetivo de 5 estrelas para o Aeroporto de Quito”, disse Andrew O’Brian.
Quais são os demais aeroportos 5 estrelas do mundo?
Atualmente, essa é a lista de aeroportos classificados pela Skytrax como 5 estrelas:
Aeroportos Hub:
- Hamad International Airport – Doha, Catar.
- Hong Kong International Airport – Hong Kong.
- Incheon International Airport – Seul, Coréia do Sul.
- Munich Airport – Munique, Alemanha.
- Shanghai Hongqiao International Airport – Xangai, China.
- Singapore Changi Airport – Singapura.
- Tokyo Haneda Airport – Tóquio, Japão.
Aeroportos Regionais:
- Baku Heydar Aliyev International Airport – Baku, Azerbeijão.
- Chubu Centrair Airport – Nagoya, Japão.
- Haikou Meilan International Airport – Ilha de Hainan, China.
- Platov International Airport – Rostov, Rússia.
- Quito International Airport – Quito, Equador.
- Salalah International Airport – Salalah, Omã.
Comentário
Particularmente fiquei bastante surpreso com a classificação do Aeroporto de Quito como 5 estrelas, até porque nós aqui no Brasil nunca ouvimos falar muito desse aeroporto.
Vale ressaltar que essa classificação é diferente da premiação que é feita anualmente pela Skytrax, conforme anunciamos em outra matéria. A premiação é realizada com base em uma pesquisa disponibilizada online para que os próprios passageiros possam avaliar aeroportos do mundo inteiro. Já a classificação consiste em uma avaliação feita in loco por auditores da própria Skytrax visando a atribuição de um selo que vai de 1 a 5 estrelas.
Se cruzarmos as duas coisas, veremos que o Aeroporto de Quito aparece em 2º lugar entre os melhores da América do Sul e que o Aeroporto de Lima foi quem recebeu o prêmio de melhor aeroporto da região. Então, a gente percebe que Lima foi mais bem avaliado pelos clientes, porém foi certificado como 3 estrelas pela Skytrax há alguns anos.
Eu, Rafael, prefiro confiar na classificação feita pelos auditores que são pessoas que realmente entendem o que estão avaliando e que trabalham com isso há muitos anos. Além disso, não sabemos quantas pessoas avaliaram cada aeroporto no caso da premiação e nem é possível controlar se o avaliador de fato já esteve naquele aeroporto.
Quanto aos aeroportos brasileiros, somente Guarulhos (GRU) e Galeão (GIG) já foram avaliados pela Skytrax e ambos receberam 3 estrelas. O problema é que o site não informa em que ano essa classificação foi feita, pois os dois investiram muito nos últimos anos na melhoria dos serviços e na ampliação com a construção do Terminal 3 em GRU e do novo píer no GIG. Seria bom se eles solicitassem uma reavaliação, não é mesmo?
A avaliação completa, item por item, do Aeroporto de Quito está disponível nessa página da Skytrax.
Você esteve no Aeroporto de Quito nos últimos anos? O que achou dessa classificação?