fbpx

Conheça os 10 melhores aeroportos de 2020

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

Foi divulgado o resultado da pesquisa realizada pela Skytrax que gera os dados para o World Airport Awards, o verdadeiro Oscar dos aeroportos, que os premia em diversas categorias. A mais disputada é a categoria “Melhores Aeroportos do Ano” e hoje vamos revelar quais são os 10 ganhadores desse prêmio.

Melhores Aeroportos do Mundo

A pesquisa é realizada pela internet e revela a opinião dos passageiros que passam pelos aeroportos no mundo inteiro. O questionário esteve disponível no site da Skytrax entre setembro/2019 e fevereiro/2020.


10º: Kansai International Airport (KIX)

Aeroporto de Kansai

Imagem: Vinci Airports.

O Aeroporto de Kansai que fica em uma ilha no meio da Baía de Osaka, no Japão, conquistou o 11º lugar nessa categoria em 2019 e agora avançou uma posição, entrando entre os 10 melhores. Ele se destaca principalmente no que diz respeito à qualidade do atendimento, tendo em vista que também ganhou o prêmio de “World’s Best Airport Staff”, ou “aeroporto com os melhores funcionários do mundo”.


9º: Schiphol Airport (AMS)

Aeroporto de Schiphol

Imagem: Ben Koorengevel / Unsplash.

O Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, é um dos principais portões de entrada da Europa por ser o hub principal da KLM. Em 2019, Schiphol tinha ficado na 14ª posição no prêmio da Skytrax e agora aparece como o 9º melhor aeroporto do mundo. Um grande avanço para o aeroporto holandês!


8º: Chubu Centrair International Airport (NGO)

Aeroporto de Nagoya

Imagem: Nagoya Chubu Airport.

Esse é um aeroporto japonês construído em uma ilha artificial próxima à cidade de Tokoname e ao sul de Nagoya. Em 2019 o Centrair havia ficado em 6º lugar nessa categoria, caindo então duas posições em 2020. O aeroporto ganhou também o prêmio de Melhor Aeroporto Regional do mundo. As imagens do Centrair são deslumbrantes!


7º: Narita International Airport (NRT)

Aeroporto de Narita

Imagem: Skytrax.

Narita é o principal aeroporto para voos internacionais de Tóquio. No ano passado, Narita havia ficado em 9º lugar e agora subiu duas posições na opinião dos passageiros. Em 2018 o aeoporto tinha conquistado a 11ª colocação, o que mostra que a administradora do aeroporto tem feito investimentos substanciais e perceptíveis aos passageiros.

Tendo em vista que Tóquio sediará os Jogos Olímpicos no próximo ano, é realmente de se esperar que tais investimentos estejam sendo realizados ao longo da preparação da cidade.


6º: Hong Kong International Airport (HKG)

Aeroporto de Hong Kong

Imagem: Timeout.

O Aeroporto Internacional de Hong Kong perdeu 1 posição em relação a 2019, mas ainda assim figura entre um dos melhores do mundo. Estive lá em 2018 e pude comprovar isso de perto. Me lembro que algo que me chamou muita atenção foi que eu estava em Macau, do outro lado da Grande Baía Guangdong, e fui para o aeroporto de Hong Kong por um serviço de ferry. Chegando lá desembarquei no chamado SkyPier, um terminal exclusivo para quem chega por via aquaviária com balcões de check-in de todas as empresas aéreas e com conexão ferroviária para o terminal principal. Fiquei assim ó: 😱.


5º: Munich International Airport (MUC)

Aeroporto de Munique

O Aeroporto Internacional de Munique, na Alemanha, tem se destacado nos últimos anos como um dos melhores da Europa. Em 2019, MUC ficou em 7º lugar nessa categoria, subindo duas posições esse ano. Vale lembrar que no ano passado a Lufthansa retomou os voos diretos de São Paulo – Guarulhos para Munique no A350-900. Dá uma olhada nessa review do Fábio!


4º: Seoul Incheon Airport (ICN)

Aeroporto de Incheon Seul Seoul

Imagem: Skytrax.

O principal aeroporto da capital sul-coreana Seul vem caindo nessa premiação nos últimos anos. Em 2018 ele ocupava a 2ª posição. Em 2019 caiu para a 3ª e agora, em 2020, apareceu na 4ª colocação. Também já estive por lá e fiquei bem impressionado com o aeroporto, e o que me chama mais atenção é a grande valorização da cultura local. É difícil não se sentir na Coréia do Sul em Incheon. Alô Incheon, fica esperto para não cair mais ano que vem!


3º: Doha Hamad International Airport (DOH)

Aeroporto de Hamad Doha

Imagem: Travel Daily Media.

Em oposição ao que vem acontecendo em Seul, o Aeroporto de Hamad, no Catar, vem ganhando destaque na premiação nos últimos anos. Em 2018 eles haviam ficado em 5º lugar, depois em 2019 ocuparam a 4ª posição e agora apareceram entre os 3 melhores aeroportos do mundo!

Tive a chance de fazer um tour por esse aeroporto no início desse ano com o pessoal do Departamento de Comunicações deles e eu fiquei muito impressionado. A atenção aos detalhes e alguns serviços de luxo como os lounges, por exemplo, são surpreendentes. Sem falar naquele ursão amarelo gigante no meio do terminal que enfeita o hub da Qatar Airways.


2º: Tokyo International Airport – Haneda (HND)

Aeroporto de Haneda Toquio

Imagem: KNAviation.

O Aeroporto de Haneda, o mais utilizado em Tóquio, apesar de receber muitos voos internacionais, é conhecido por ser o principal hub para voos domésticos no Japão. Haneda vem mantendo a 2ª posição desde o ano passado e havia ficado em 3º  lugar em 2018. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de visitá-lo, mas se tem duas coisas que os japoneses sabem investir é na qualidade dos serviços e no uso das tecnologias disponíveis.

Você já ouviu falar em Omotenashi? De forma bem objetiva, esse é um conceito japonês que pode ser traduzido como “hospitalidade” ou a “atitude de bem receber”. O termo surgiu entre os séculos VIII e XVI e consolidou o ritual de bem receber e servir as visitas. Ao longo do tempo, o Omotenashi se tornou quase uma filosofia que considera o próximo mais importante do que a si mesmo. Você pode estar se perguntando: “mas por que você está falando disso aqui?”. Simplesmente porque o Omotenashi é praticado também nos serviços no Japão e, é claro, nos aeroportos. Por isso os aeroportos japoneses costumam se destacar em relação ao atendimento e à limpeza, por exemplo. Inclusive, Haneda também ganhou o prêmio de aeroporto mais limpo do mundo esse ano!


1º: Changi Airport Singapore (SIN)

Aeroporto de Singapura Changi

Imagem: Changi Airport.

Changi dispensa muitos comentários, não é? Esse é o 8º ano seguido que o aeroporto de Singapura leva o prêmio de Melhor Aeroporto do Mundo! E não é à toa que ele leva esse título. Quem me acompanha pelo Instagram do Papo de Aeroporto vai lembrar que passei por lá no início desse ano e fiz um tour guiado mostrando justamente por que SIN vem recebendo esse prêmio ano após ano. Quem quiser ver os vídeos que eu fiz na época, é só clicar aqui e depois no destaque chamado “Changi Airport”.


E você, concorda com esse resultado? Já esteve em algum desses aeroportos? Conta pra gente!

Para ver a lista com os 100 melhores aeroportos de 2020, clique aqui

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.