fbpx

Aeroporto de Guarulhos recebe selo internacional de saúde aeroportuária

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

O Aeroporto de Guarulhos saiu na frente e se tornou o primeiro aeroporto brasileiro a ser acreditado pelo Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária da Airports Council International. Há pouco tempo noticiamos que o Aeroporto Internacional de Istambul havia sido o primeiro aeroporto do mundo a receber este importante selo, depois disso outros aeroportos também o conquistaram como os aeroportos de Quito, Hong Kong, Incheon (Seul, Coréia do Sul), Miami, Toronto Pearson e muitos outros.

GRU ACI

O Airport Health Accreditation Programme da ACI auxilia os aeroportos avaliando novas medidas e procedimentos de saúde introduzidos como resultado da pandemia da COVID-19. Para conquistar esse selo de qualidade foram analisadas diversas áreas e processos do Aeroporto de Guarulhos, incluindo os acessos aos terminais, áreas de check-in, processos de segurança, portões de embarque, lojas, praças de alimentação, equipamentos como pontes de embarque, escadas rolantes e elevadores, áreas de controle de fronteira, de atendimento ao cliente, cuidados com bagagens, desembarque e instalações como banheiros e demais áreas de convivência.

“A conquista dessa importante certificação só foi possível com o esforço de todos da GRU Airport e principalmente com a ajuda da equipe da Anvisa, que exerce muito bem seu papel de órgão fiscalizador e sempre nos auxiliou com as orientações e na implantação das melhores práticas sanitárias para tornar o aeroporto uma referência no país e um ambiente cada vez mais seguro”, afirmou o diretor de operações da GRU Airport, Cmte. Miguel Dau.

Os aeroportos da América Latina e do Caribe adaptaram seus procedimentos às recomendações do CART da ICAO e às melhores práticas do setor. O ACI Airport Health Accreditation dá aos aeroportos a oportunidade de demonstrar aos passageiros, funcionários, reguladores e governos que os aeroportos estão priorizando a saúde e a segurança de uma forma mensurável e estabelecida, ao mesmo tempo que validam suas próprias medidas e processos”, disse o Dr. Rafael Echevarne, Diretor Geral da ACI-LAC.

O CART, ao qual o Diretor Geral da ACI-LAC se refere, é o chamado Council Aviation Recovery Taskforce – um documento desenvolvido pela ICAO (International Council Aviation Organization) com o objetivo de fornecer orientações práticas e alinhadas aos governos e operadores da indústria para reiniciar o setor de transporte aéreo internacional e se recuperar dos impactos do COVID-19 a partir de uma base global coordenada. O documento possui módulos específicos para as orientações voltadas aos aeroportos.

Como forma de oferecer bem-estar e segurança aos viajantes durante este momento de pandemia, a GRU Airport implantou diversas medidas preventivas, conforme orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para conscientizar e prevenir a transmissão da COVID-19 no aeroporto. Entre as ações adotadas, cabe destacar as sinalizações indicando as regras de distanciamento social e uso de máscaras faciais, instalação de mais de 70 dispensers de álcool gel em pontos de maior circulação de pessoas, possibilidade de consultar o painel de voos por meio de QR Code para evitar aglomerações nas áreas próximas às telas informativas e, como medida adicional às recomendadas pelo órgão oficial, aferição de temperatura nos controles de acesso aos embarques.

Além dessas medidas preventivas, o Aeroporto de Guarulhos também foi o primeiro aeroporto do Brasil a disponibilizar o serviço de exames do tipo RT-PCR para a COVID-19 com resultados que saem em até 4 horas, em parceria com o Laboratório CR.

Parabéns à GRU Airport pela conquista de um selo tão importante nesse momento!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.