fbpx

Aeroporto de Quito inaugura remodelação de áreas públicas

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

O Aeroporto Internacional de Quito renovou a imagem das suas áreas públicas graças a uma ampla remodelação das salas de embarque e desembarque do terminal de passageiros, obra realizada pela Corporación Quiport, operadora do aeroporto, dentro de seu plano de melhorias. O projeto teve investimento de US $ 2,18 milhões, financiado com recursos próprios da Quiport e de seus acionistas. Mais de 90 pessoas trabalharam diretamente nessa obra e o resultado ficou muito lindo.

Aeroporto de Quito

Por meio de materiais diversos (pedra, madeira e jardinagem), texturas e conceitos de design, as áreas públicas renovadas oferecem uma imagem de vanguarda e ao mesmo tempo um maior sentido de identidade e pertencimento à cidade, proporcionando maior conforto aos passageiros. Para a execução do projeto, a Quiport fez parcerias com a Stantec, do Canadá, Adriana Hoyos Design Studio, Octofast e InStudio, as três últimas do Equador; todas elas conceituadas empresas especializadas em diversas áreas, tais como design aeroportuário, design e decoração de interiores, construção, entre outras.

As obras foram iniciadas em dezembro de 2019, porém, foi interrompido em março de 2020 devido à crise de saúde que começou em escala global. Autorizadas as atividades de construção no país, a Quiport decidiu continuar e concluir a obra, uma vez que já havia sido orçada.

A reforma incluiu a substituição de 5.250 metros quadrados de piso de cerâmica por piso de granito de origem brasileira. Além disso, todas as poltronas foram trocadas por móveis especialmente projetados para o aeroporto. Parte fundamental do projeto do saguão de embarque público é a realocação das lojas comerciais para as laterais da área, valorizando o espaço disponível para circulação e proporcionando um efeito de amplitude.

A jardinagem é um dos novos elementos integrados no saguão de desembarque público. Jardins nas áreas com assentos e jardins verticais, colocados nos biombos que separam o hall das zonas de check-in, proporcionam uma sensação de frescura a todo o espaço. Nos jardins preservados, são utilizadas várias espécies típicas do Distrito Metropolitano de Quito, como samambaia, amaranto, orelha de coelho, folhas de gardênia, hera, eucalipto, entre outras.

Um dos principais elementos da remodelação foi a criação e construção de um elemento escultórico no centro da sala de embarque pública. É uma treliça de peças de madeira que partem de um ponto central e se abrem em todas as direções. O uso da madeira confere-lhe um calor e uma versatilidade únicos que não poderiam ser alcançados com nenhum outro material. A peça tem 7,2 metros de altura e foi utilizada madeira balsa para uso industrial.

O projeto evoca conceitos como a própria conectividade gerada por um aeroporto, ligando a cidade ao mundo inteiro, mas também representa o sentimento de cada pessoa que empreende uma viagem: o início de uma aventura para descobrir novos lugares, o início de um negócio , de estudos e até de uma nova vida. É por isso que este elemento foi batizado como El Origen (A Origem).

O Aeroporto de Quito é o único da América Latina a receber o selo de Aeroporto 5 Estrelas da consultoria inglesa Skytrax. “Um dos parâmetros que a Skytrax avaliou para conceder ao Aeroporto de Quito a categoria 5 estrelas foi este projeto e o impacto positivo que terá na experiência do passageiro”, disse Andrew O’Brian, presidente e CEO da Corporación Quiport.

Exigiu níveis muito elevados e meticulosos de planejamento e coordenação por parte de nossa equipe e das contratadas, mas no final entregamos uma infraestrutura de altíssima qualidade que nos permite oferecer serviços de primeira linha, honrando o compromisso que a Quiport tem com a cidade e o país”, concluiu Andrew O’Brian.

Release Corporación Quiport.


Por aqui já estamos ansiosos para conhecer essas novidades no Aeroporto de Quito. Algum(a) leitor(a) já passou por lá e gostaria de compartilhar sua experiência?

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 25% de desconto!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis
Hotéis
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.