fbpx

Aeroporto de Tóquio agora conta com tecnologia que dispensa passaporte e cartão de embarque

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

O Aeroporto de Tóquio (HND) agora conta com um sistema de triagem biométrica. A novidade, chamada de Face Express, permite uma viagem mais rápida evitando contatos desnecessários. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Collins Aerospace.

Aeroporto Tóquio tecnologia

São, ao todo, 98 quiosques de autoatendimento para check-in, 30 quiosques de registro biométrico, 104 dispositivos biométricos para entrega de bagagem, 17 portões de segurança automatizados biométricos e 42 portões de embarque automático biométrico.

Para Shoichi Ohashi, gerente sênior da Tokyo International Air Terminal Corporation para o Departamento de Instalações, a novidade permitirá que o passageiro transite no aeroporto apenas usando o reconhecimento facial, excluindo, inclusive, o passaporte e cartão de embarque.

“Nosso sistema Face Express permitirá que os passageiros prossigam com eficiência nos procedimentos no aeroporto utilizando o reconhecimento facial, eliminando o incômodo de mostrar o passaporte e o cartão de embarque”.


Biometria cada vez mais comum em aeroportos

A pandemia trouxe mais inovações aos aeroportos, além de tecnologias que evitam o contato desnecessário. Uma delas foi a triagem biométrica. Conforme publicamos recentemente, a United começou a testar, no Aeroporto de São Francisco (SFO), também uma tecnologia biométrica e sem contato, desde o check-in até o embarque, para viajantes domésticos em voos selecionados.

Usando o programa chamado SITA Smart Path, os passageiros que participam do teste podem vincular sua carteira de motorista à sua biometria facial na hora do check-in. Com isso, é possível se locomover pelo aeroporto, desde o check-in até a entrega da bagagem, segurança e embarque, simplesmente escaneando seu rosto em cada ponto de checagem, sem a necessidade de mostrar algum tipo de documento.

A biometria também chegou na ponte aérea Rio-São Paulo. Aliás, o Brasil foi o primeiro país do mundo a testar o embarque biométrico em uma ponte aérea. A tecnologia foi usada em voos da Azul, para passageiros convidados, nos voos entre os Aeroportos de Congonhas, em São Paulo e Santos Dumont, na capital fluminense.


A biometria parece estar chegando para ficar. Por ser mais rápida, tecnológica, e segura (principalmente em tempos de pandemia), deve ser cada vez mais comum ver companhias aéreas e aeroportos inaugurando a tecnologia.

Você já utilizou biometria em aeroportos?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.