A empresa WBA (Wireless Broadband Alliance) anunciou na última terça-feira a disponibilização – pela primeira vez no mundo – do Wi-Fi 6 usando o OpenRoaming no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU).
O novo serviço fornece acesso seguro, automático e sem “atrito” à rede Cisco que é gerenciada pela Boingo. Segundo a WBA, o serviço está disponível apenas no Terminal 3, porém, apenas para aparelhos Samsung Galaxy. Com o OpenRoaming, você poderá experimentar uma conexão de alta velocidade, com uma das redes sem fio mais avançadas do mundo.
Veja abaixo o tweet divulgado pela empresa:
As of today, travellers, employees and retailers at Brazil’s @gruairportsp can access the world’s first at-airport #WiFi6 network using #OpenRoaming, providing secure and automatic access to the @Cisco-powered network that is managed by @boingo. Read more: https://t.co/b02weF3JZK
— Wireless Broadband Alliance (WBA) (@WBAlliance) May 18, 2021
Baseado em 802.11ax e apresentando canais de até 160 MHz de largura, o Wi-Fi 6 pode fornecer velocidades até três vezes mais rápidas do que as tecnologias tradicionais. Projetado para uso nas bandas de 2,4, 5 e 6 GHz, a novidade também oferece maior confiabilidade, baixa latência e maior eficiência de rede em locais com grande número de dispositivos conectados simultaneamente, como nos aeroportos.
Os passageiros e funcionários não precisam mais se conectar a redes públicas de Wi-Fi repetidamente. Isso também irá melhorar a experiência dos consumidores nas lojas de varejo, pois permitirá um processo de check-out mais tranquilo e oferecerá suporte às operações de back-office.
A empresa Boingo projetou, instalou e gerencia a rede em no Aeroporto Internacional de São Paulo, que foi a primeira rede Wi-Fi 6 de aeroporto do mundo, implementada em outubro de 2020. Os viajantes têm até quatro horas de acesso gratuito, incluindo a partir de seus dispositivos de geração mais antiga, graças a compatibilidade com versões anteriores do Wi-Fi.
A rede do aeroporto GRU apresenta uma infraestrutura unificada de Wi-Fi 6 baseada em pontos de acesso, controladores e switches Cisco Catalyst. A Samsung forneceu aos funcionários de operações aparelhos robustos e outros dispositivos habilitados com o chipset W-Fi 6 da Broadcom, permitindo o uso do Wi-Fi 6 para maximizar a produtividade e a capacidade de resposta aos passageiros, enquanto diferentes identidades OpenRoaming são usadas para separar o acesso automático para funcionários do aeroporto e dos convidados.
“O Aeroporto Internacional de São Paulo é o aeroporto mais movimentado da América do Sul”, disse Gustavo Figueiredo, CEO do GRU Airport. “Com o Wi-Fi 6, nossos passageiros e funcionários de operações agora têm conectividade confiável, contínua e segura para garantir uma melhor experiência de viagem.”
O que você achou da novidade?