As operações no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, foram impactadas na manhã desta terça-feira (30) após um vazamento de óleo atingir a pista principal. Até o momento, voos foram atrasados por impossibilidade de pousos e decolagem.
O que aconteceu?
Segundo informações preliminares do Bom Dia Rio, da TV Globo, o problema começou durante a madrugada, quando um veículo de inspeção derramou óleo próximo à cabeceira. O local é considerado crítico, já que é utilizado tanto nas aterrissagens quanto na frenagem das aeronaves no momento da decolagem.
A situação provocou atrasos em pousos e decolagens logo nas primeiras horas do dia. Por volta das 7h30, equipes de manutenção ainda realizavam a limpeza para garantir a segurança das operações. O aeroporto não chegou a ser fechado, mas seguiu sem previsão para pousos e decolagens no início da manhã.
Voos afetados
Entre os voos impactados estavam:
- 07h05 – São Paulo/Congonhas (LATAM LA3905) – estimado para 07h57
- 07h15 – São Paulo/Congonhas (Azul AD4664) – sem previsão confirmada
- 07h35 – São Paulo/Congonhas (LATAM LA3907) – estimado para 08h04
- 07h45 – Campinas/Viracopos (Azul AD2747) – estimado para 07h49
- 07h45 – Belo Horizonte/Confins (Azul AD4051) – estimado, horário não informado
- 07h55 – São Paulo/Guarulhos (Azul AD4645) – estimado, horário não informado
- 07h55 – São Paulo/Congonhas (Gol G31041) – estimado para 07h55
- 08h00 – São Paulo/Congonhas (Azul AD2777) – estimado
- 08h00 – São Paulo/Congonhas (LATAM LA3537) – estimado para 08h11
Meu voo foi cancelado. E agora?
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
Para saber seus direitos como passageiro, clique aqui.
Conheça Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, carinhosamente chamado de “Cidade Maravilhosa“, é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. O apelido não é à toa – a cidade entrega belezas deslumbrantes a cada esquina, com suas montanhas imponentes, praias icônicas e uma paisagem urbana vibrante que fascina. Cada pôr do sol no horizonte é um espetáculo à parte, refletindo nas águas cristalinas e criando um cenário inesquecível. Ah! O Rio de Janeiro continua mesmo lindo…
Do Leme ao Pontal, o Rio conta com beleza natural e a energia contagiante de seus habitantes. Esse é um dos motivos pelos quais a cidade é um destino que deixa uma marca profunda em quem a visita, sempre querendo voltar. Cada experiência é marcante, desde uma caminhada nas praias até um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, tudo contribui para a riqueza de momentos que se guardam para sempre na memória.
Para continuar lendo sobre o Rio de Janeiro, acesse o conteúdo completo na Travel.
Comentário
Passageiros que têm voos programados para hoje no Aeroporto Santos Dumont devem verificar o status de suas viagens junto às companhias aéreas. O vazamento de óleo na pista principal provocou atrasos em pousos e decolagens logo nas primeiras horas da manhã, segundo informações do Bom Dia Rio, da TV Globo.
Vale lembrar que o Aeroporto Santos Dumont já fechou neste ano durante a Cúpula do BRICS. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo determinou restrições em junho.
Com informações: Bom dia Rio, TV Globo