fbpx

Aeroportos do Canadá: por que os códigos começam com Y?

Notícias

Por Rafael Castro

Fala Passageiros de Primeira, tudo bem com vocês? Todas as quartas-feiras eu tenho feito lá no Instagram do Papo de Aeroporto um quiz sobre os códigos dos aeroportos, o qual chamei de AeroQuiz! Na última semana o tema foi Estados Unidos e Canadá e, logo em seguida, comecei a receber um monte de mensagens dos seguidores me fazendo a seguinte pergunta: de Halifax (YHZ) a Montreal (YUL), por que os códigos dos Aeroportos do Canadá começam todos com a letra Y? Para resolver essa questão, resolvi fazer um post explicando essa situação!

Antes de mais nada é preciso entender que, em termos internacionais, há dois organismos que regulamentam o transporte aéreo: a ICAO e a IATA.

A IATA é a International Air Transport Association (Associação Internacional de Transportes Aéreos) foi criada em 1945, na cidade de Havana, Cuba, e é uma organização internacional de empresas aéreas, coincidentemente, com sede em Montréal, no Canadá. Basicamente, o objetivo da IATA é representar as companhias aéreas em tudo o que diz respeito à aviação e atualmente conta com 296 membros.

Já a ICAO é a International Civil Aviation Organization (Organização da Aviação Civil Internacional), um órgão ligado às Organizações das Nações Unidas (ONU) criada em 1947 durante a Convenção de Chicago e, também tem sede em Montréal. Ela é responsável por promover o desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil no mundo e é formada por 191 países-membro, dentre eles o Brasil.

Então, em termos de códigos de aeroportos, há os códigos ICAO e os códigos IATA. Os códigos da ICAO são formados por 4 letras, por exemplo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos é representado pelo código SBGR, bem como o Aeroporto RIOgaleão tem o código SBGL. Eles são utilizados para fins mais “oficiais”, digamos, como para o controle de tráfego aéreo e para a elaboração de planos de voo.

Os códigos IATA são compostos por 3 letras, por exemplo, o Aeroporto de Guarulhos é o GRU e o Galeão é o GIG. Esses códigos são utilizados para a emissão de bilhetes aéreos junto às companhias e são os mais conhecidos por nós, passageiros, pois são aqueles que sempre aparecem nos nossos cartões de embarque e nas etiquetas de bagagem.

Toda essa explicação é para dizer que estamos tratando dos códigos IATA dos aeroportos canadenses, e não dos códigos ICAO.


Agora sim: por que os códigos dos Aeroportos do Canadá começam com Y?

Antes da criação da IATA, o Canadá identificava as suas estações meteorológicas com duas letras. Tais estações costumavam estar localizadas em locais que abrigavam aeroportos (guardadas as proporções da época) e, também, estações de rádio. O indicativo de chamada de rádio utilizado pelos pilotos para Montréal, por exemplo, era UL.

Com o incremento do transporte aéreo nos anos 1930, era muito importante identificar se um aeroporto tinha ou não estações meteorológicas e de rádio nas suas adjacências. Isso por questões de segurança, sobretudo para o pouso das aeronaves. Então, para aqueles nos quais a resposta era positiva adicionou-se um Y (de YES, ou SIM) e quando não havia tais estações adicionou-se um W (de WITHOUT, ou SEM). A partir da combinação do Y com o UL, o código YUL foi criado para o Aeroporto de Montréal.

Quando a IATA foi criada, em 1945, e começou a demandar que os aeroportos tivessem códigos padronizados de 3 letras, a grande maioria dos aeroportos no Canadá já havia adotado o Y, conforme explicado acima. Como todos já estavam acostumados com essas designações no país, foi solicitado à IATA que o Y fosse mantido e ela disse YES! A partir daí, convencionou-se no país que todos os aeroportos comerciais teriam os códigos iniciando com a mesma letra, o Y.

Tivemos como resultado, portanto, os seguintes códigos IATA para os 10 aeroportos mais movimentados no Canadá:

  1. Toronto Pearson International Airport: YYZ
  2. Vancouver International Airport: YVR
  3. Montréal-Pierre Elliott Trudeau International Airport: YUL
  4. Calgary International Airport: YYC
  5. Edmonton International Airport: YEG
  6. Ottawa Macdonald-Cartier International Airport: YOW
  7. Winnipeg James Armstrong Richardson International Airport: YWG
  8. Halifax Stansfield International Airport: YHZ
  9. Billy Bishop Toronto City Airport: YTZ
  10. Kelowna International Airport: YLW

Curtiram essa curiosidade? Agora me digam: por quais aeroportos canadenses vocês já passaram e o que acharam deles! Até a próxima!

E se você ainda não sabe quem sou eu, dá uma olhada aqui nesse post: Prazer, Dr. Aeroporto!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.