Air Canada anuncia possibilidade de remarcação e cancelamento de passagens com origem ou destino em Porto Alegre, em meio ao desastre ambiental que acomete o estado.
Comunicado da Air Canada
A Air Canadá informou que os clientes com passagens emitidas com a companhia e que envolvem trecho de origem ou destino no aeroporto de Porto Alegre, terão flexibilidade para alteração, remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem ou destino em Porto Alegre.
Apesar da companhia não voar para Porto Alegre, ela possui acordos de codeshare com a Azul, Gol e Latam, que permite que a companhia canadense emita passagens que mistura seus voos próprios com origem ou destino no Brasil juntamente com passagem doméstica para voar por estas companhias parceiras.
Alteração/remarcação de origem ou destino
Para os passageiros da Air Canada com data de embarque até 31/05 é permitido remarcar a data da viagem para até 30/06, substituindo o aeroporto de Porto Alegre pelos aeroportos de Florianópolis, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Angelo ou Chapecó.
Alteração/remarcação da viagem com exclusão de trecho
Os viajantes que adquiriram passagem com a Air Canada também podem optar por excluir o trecho doméstico com origem ou destino em Porto Alegre. Neste caso, o trecho internacional é mantido, devendo o passageiro se apresentar no aeroporto de saída internacional.
Caso o passageiro opte por esta opção, ele poderá solicitar novo cálculo da passagem com estorno do valor relativo ao trecho cancelado.
Cancelamento e reembolso
Para clientes com passagens para voar até 31/05, emitidas pela Air Canada e que tem origem ou destino em Porto Alegre é permitido o cancelamento da passagem com reembolso integral em todas as classes tarifárias.
Como fazer a solicitação
A solicitação de alteração ou reembolso devem ser feitas pelo call center da Air Canadá pelo número 0800 550-0099 ou 0800 770-9250. Maiores informações também podem ser obtidas por estes contatos e pelo site da companhia.
Comentário
Ainda que o prejuízo da alteração de voos seja o menor dos problemas nestas catástrofe é bom saber que os viajantes afetados podem contar com estes benefícios disponibilizados diretamente pela companhia.
É importante saber que esta postura da Air Canada, apesar de facilitar o procedimento, não é um favor da companhia aérea, já que a legislação brasileira prevê diversos direitos aos impactados, como mostramos aqui.
Outro detalhe importante é que apesar da Air Canada ter permitido a flexibilização para voos marcados até 31/05, é provável que esta data será estendida, já que é muito difícil que o aeroporto da cidade seja reestabelecido até o fim deste mês.