A Air China vai operar voos de Pequim para Havana, em Cuba, com uma escala em Madri, na Espanha. Com esta rota a empresa também poderá comercializar o trecho entre Madri e Havana, uma vez que o voo se encaixa no quesito de “quinta liberdade”, assim como o voo operado pela companhia chinesa para o Brasil. Confira!
Cronograma de operações
A rota para Havana trata-se de um voo de quinta liberdade do ar, ou 5th freedom flights, e será operado pelo Boeing 787-9 da empresa. Veja abaixo as informações das operações:
Pequim (PKK) x Madri (MAD)
Voo CA865
Dias de operação: sextas e terças
Horário de saída: 07h00
Horário de chegada: 12h45
Aeronave: Boeing 787-9
Madri (MAD) x Havana (HAV)
Voo CA865
Dias de operação: sextas e terças
Horário de saída: 14h45
Horário de chegada: 18h30
Aeronave: Boeing 787-9
Havana (HAV) x Madri (MAD)
Voo CA866
Dias de operação: sábados e quartas
Horário de saída: 09h00
Horário de chegada: 23h55
Aeronave: Boeing 787-9
Madri (MAD) x Pequim (PEK) (+1)
Voo CA866
Dias de operação: domingos e quintas
Horário de saída: 01h55
Horário de chegada: 18h55
Aeronave: Boeing 787-9
O que é a 5ª liberdade do ar ou os “5th freedom flights”?
Em 1944, 54 países se reuniram em Chicago para discutir, entre outros assuntos, a chamada “Liberdade do Ar”. Dentre as resoluções acordadas, que são 9, vamos focar nas 4 seguintes:
- Direito de sobrevoar outro país sem pousar;
- Direito de voar comercialmente do próprio país da companhia aérea (País “A”) para o país do parceiro do tratado (País “B”);
- Direito de voar comercialmente do país “B” de volta ao país “A”; e
- Direito de uma companhia aérea de voar comercialmente do país “B” para outros países (“C”, “D”, etc.) em voos que começam ou terminam no país de origem da companhia aérea, país “A”.
Sendo assim, podemos definir como voos de quinta liberdade quando a companhia aérea parte de um país no qual possui operação, segue para um destino no qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação.
Esse tipo de voo acontece quando a companhia parte de um país na qual possui operação, segue para um destino na qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação.
Exemplo: A Turkish Airlines opera um voo Istambul x São Paulo x Buenos Aires. Aproveitando da 5ª liberdade, ela tem a permissão de voar entre o Brasil e Argentina, com embarque e desembarque de passageiros em todos os pontos. O mesmo acontece com a Air China nos voos para o Brasil e acontecerá nos voos para Havana.
Para mais informações, acesse este post.
Exemplos de emissão
Os voos entre Pequim e Havana já estão sendo comercializados no site da companhia, já os voos entre Madri e Havana ainda não. Veja a seguir exemplos de emissão nas datas de estreia:
Pequim (PKK) x Havana (HAV)
Havana (HAV) x Pequim (PKK)
Boeing 787-9 da Air China
O modelo é o mesmo que a companhia chinesa utiliza nas operações para o Brasil. A Classe Executiva conta com 30 assentos, a Econômica Premium 34 assentos e a Classe Econômica 229 assentos. Confira:
Classe Executiva do Boeing 787-9 da Air China
Classe Econômica do Boeing 787-9 da Air China
Conheça Madri
Madri é um destino imperdível, especialmente para quem está explorando o continente europeu pela primeira vez. A cidade é fácil de se locomover, repleta de áreas verdes e oferece uma infinidade de atrações. De opções clássicas até aquelas que são um verdadeiro achado para os viajantes mais hipsters e exploradores. Em outras palavras, Madri tem de tudo um pouco para todos os estilos de viajantes!
Para continuar lendo sobre o destino, acesse o conteúdo completo na Travel. Já para ver o nosso guia de bolso sobre Madri, clique aqui.
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
Assim sendo, essa é uma nova opção de rota para chegar à China. Para quem pretende emitir os voos com milhas TAP Miles&Go, vale lembrar que como o voo tem apenas uma escala em Madri, a numeração não muda, o que significa que conta apenas um trecho.
O que acharam do novo voo de quinta liberdade da Air China? Para emitir os voos entre Pequim e Havana, acesse o site da Air China.