Por meio de um briefing para os seus funcionários compartilhado pela mídia dos EUA, a American Airlines divulgou que vai receber uma versão premium do Boeing 787-9. O modelo terá uma nova configuração interna, com novos assentos na Business e Premium Economy, e passará a ser chamado de 787-9P, em alusão ao premium.
Mudanças na aeronave
De acordo com a informação divulgada, nesta nova configuração, a aeronave terá capacidade de transportar 244 passageiros acomodados em 4 classes de viagem, o que significa uma redução de 15% na atual capacidade do modelo, que atualmente atende 285 passageiros.
A redução se dá pelo fato do aumento dos assentos nas cabines premium (Executiva e Econômica Premium), que acabou “sacrificando” alguns lugares na Main Cabin Extra e Main Cabin (Classe Econômica da American Airlines). Além disso, também serão apresentadas novidades no entretenimento de bordo, em parceria com a Thales Inflight Entertainment e Wi-Fi da Viasat (ambas as novidades estão disponíveis para todos os passageiros a bordo).
Confira abaixo o briefing que a AA enviou para seus funcionários:
Nova configuração das classes
Veja abaixo como serão as novas configurações de classes do Boeing 787-9P da American Airlines:
- Classe Executiva
Na configuração atual, o 787-9 da American Airlines possui 30 assentos na Classe Executiva, no layout 1-2-1. Mas no novo modelo, a nova cabine da Business terá 51 novos assentos. Todos os assentos são no estilo suíte, ou seja, com uma porta na lateral, dando mais privacidade ao passageiro. Além disso, quem voa em Executiva também terá à disposição um bar exclusivo no estilo Walk-Up.
- Premium Economy
Na configuração atual, o 787-9 da American Airlines possui 21 assentos na Premium Economy, configurados no layout 2-3-2. De acordo com as informações do briefing, a nova cabine da Premium Economy passará a ter 32 assentos, o que significa uma adição de mais 11 assentos na cabine, oferecendo mais opções premium ao passageiro.
- Classe Econômica
Na configuração atual, o 787-9 da American Airlines possui 34 assentos na Main Cabin Extra e 200 na Main Cabin, na configuração 3-3-3. Ao todo, a cabine acomoda 234 passageiros. Conforme as informações, as novas cabines sofrerão uma redução na capacidade e passarão a oferecer 18 assentos na Main Cabin Extra e 143 na Main Cabin, acomodando ao todo 161 passageiros.
Comentário
Lançar versões “premium” de aeronaves não é uma novidade exclusiva da American Airlines. Em 2019, a United tomou uma iniciativa parecida para atender melhor a demanda de passageiros premium em rotas comerciais, como Nova York a Londres, por exemplo.
Até o momento, a American ainda não divulgou nenhuma informação oficial, ou fotos, a respeito do novo 787-9P.
O que você achou da iniciativa da companhia?