fbpx

American Airlines retira benefício do assento com mais espaço para clientes elite de companhias parceiras

Notícias

Por Dérek Arakaki

A American Airlines não vai mais oferecer o benefício de seleção gratuita de assento com mais espaço para as pernas, o Main Cabin Extra, para os clientes elite de companhias parceiras.

American Airlines assento preferencial


Como funciona e o que mudou?

Como a American Airlines faz parte da oneworld, os clientes elite de outras companhias membro da aliança têm acesso a diversos benefícios ao voar com a AA. Isso é oferecido através do status na aliança aérea.

Para que os benefícios possam ser estendidos as demais companhias parceiras, as alianças criaram um sistema de correspondência de status.

Na prática funciona assim: o seu status na companhia aérea terá uma correspondência de status na aliança. Quanto mais alto seu status no programa de fidelidade aéreo, maior será seu status na aliança.

Ao descobrir qual seu status na aliança, você saberá todos os benefícios que você vai obter voando com qualquer companhia que faça parte dela.

Os benefícios oferecidos variam em cada aliança, mas de forma geral envolvem:

  • Acesso ao check-in preferencial;
  • Acesso a assento preferencial;
  • Acesso às salas VIP;
  • Embarque preferencial;
  • Limite de bagagem adicional.

No caso específico da oneworld, desde o menor status, o Ruby, já é oferecido o benefício de seleção de assento preferencial. Apesar disso, as regras específicas são definidas por cada companhia que opera o voo.

A American Airlines, por exemplo, permitia que clientes Emerald ou Sapphire na oneworld pudessem selecionar gratuitamente os assentos com mais espaço para as pernas, os Main Cabin Extra, para o próprio cliente e até mais 8 acompanhantes. Além disso, clientes com status Ruby também tinham acesso a esse benefício, porém liberado apenas com 24h de antecedência do embarque.

A partir de agora, os clientes elite da oneworld ou de qualquer outra companhia parceira terão que pagar para ter direito a esses assentos. Os preços variam de acordo com a duração do voo e a localização do assento.

Um porta-voz da American Airlines confirmou essa mudança para o Executive Traveller, acrescentando que “para os membros com status elite na oneworld, continuaremos a oferecer acesso gratuito a assentos preferenciais, o que é consistente com o benefício oferecido por outras companhias aéreas da oneworld.”

Os assentos preferenciais têm o mesmo espaço para as pernas que os demais assentos da classe econômica, mas estão localizados em locais mais convenientes em toda a cabine, como na parte da frente da aeronave ou em uma fileira com apenas dois assentos, ou seja, um benefício inferior ao Main Cabin Extra.


Comentário

Notícia negativa para os clientes elite de companhias parceiras da American Airlines. Lembrando que, além do espaço extra para a pernas, os passageiros voando na Main Cabin Extra têm acesso a embarque prioritário e uma seleção mais ampla de bebidas em determinados voos, ou seja, mais de um benefício foi perdido para esses clientes.

Alguém já utilizou o benefício da seleção desses assentos com a American Airlines?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.