ANAC e IATA anunciam parceria para aprimorar a segurança da aviação brasileira

Notícias

Por Equipe

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) anunciaram que estão firmando uma parceria, com o objetivo de fortalecer a vigilância da segurança no setor de aviação do Brasil. Saiba mais sobre a novidade na matéria!

Da esquerda para a direita: o vice-presidente de Operações da Iata, Nick Careen, e o superintendente de Padrões Operacionais da Anac, Bruno Del Bel

Bruno Diniz Del Bel, chef de departamento do Departamento de Normas de Voo da ANAC Brasil, comentou:

“Este Memorando de Entendimento é um marco importante para aprimorar os padrões de qualidade da indústria brasileira de aviação. Com a integração dos programas IOSA e ISSA aos processos de vigilância continuada da Anac, reforçamos nosso compromisso com a manutenção e aprimoramento dos altos níveis de segurança operacional para as operadoras aéreas no Brasil”.


Novidades para a aviação brasileira

Durante a Conferência Mundial de Segurança e Operações, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) assinaram um Memorando de Entendimento, firmando uma parceria para fortalecer a supervisão da segurança do setor de aviação do Brasil.

As entidades buscam fornecer uma estrutura de colaboração mútua para conduzir projetos cooperativos, empreendimentos e atividades associadas às diversas áreas da aviação civil.

Esse acordo envolve o apoio dos programas Iata Operational Safety Audit (IOSA, em português: Auditoria de Segurança Operacional) e Iata Standard Safety Assessment (ISSA, em português: Avaliação de Padrões de Segurança), para complementar a vigilância da ANAC sobre as operações das companhias aéreas que atuam no Brasil.

A partir do Memorando de Entendimento, a ANAC e a Iata devem começar a compartilhar conhecimentos especializados por meio de treinamentos e do intercâmbio de informações e atividades relacionadas, com o objetivo em comum em promover, garantir e aumentar a segurança do transporte aéreo.

O vice-presidente de Operações, Segurança Operacional e Segurança da Aviação da Iata, Nick Careen, disse que “segurança é uma prioridade máxima comum à toda a aviação. Estamos animados em trabalhar com a Anac para fortalecer ainda mais a vigilância da segurança operacional no Brasil com o IOSA e o ISSA. Ambos os programas têm um histórico exemplar de servir como apoio para o desempenho aprimorado da segurança, e temos certeza que esta parceria será um modelo a ser seguido por outros órgãos reguladores”.


Áreas atendidas pelas entidades

Juntas, a ANAC e a Iata vão colaborar em diversas áreas importantes da aviação brasileira, incluindo:

  • Apoio à supervisão estatal: os insights da IOSA e da ISSA serão usados para complementar as atividades de supervisão regulatória da ANAC, aprimorando as capacidades de monitoramento de segurança;
  • Aumento da eficiência: As partes trabalharão juntas para identificar as melhores práticas para aumentar a eficiência dos processos de supervisão de segurança, garantindo a adequação e a eficácia dos padrões da IOSA e da ISSA;
  • Workshops e treinamentos: A IATA e a ANAC participarão de workshops e sessões de treinamento conjuntos para aprimorar ainda mais sua colaboração e compartilhamento de conhecimento sobre supervisão de segurança;
  • Melhoria contínua: Serão exploradas atividades adicionais que apoiem a melhoria da segurança operacional das empresas aéreas.

Globalmente, mais de 40 autoridades de aviação civil, incluindo a ANAC Brasil, estão usando o IOSA e o ISSA para complementar sua supervisão regulatória. Esses programas são sistemas de avaliação reconhecidos internacionalmente que avaliam os sistemas de gerenciamento e controle operacional das companhias aéreas sob a perspectiva da segurança.


IOSA e o ISSA

O IOSA, estabelecido em 2003, é a referência global para a gestão da segurança operacional de companhias aéreas. Atualmente, são mais de 425 companhias aéreas no registro do IOSA, das quais 344 são membros da Iata.

De acordo com a organização, as companhias aéreas registradas no IOSA têm um desempenho melhor em segurança. A Iata divulgou que, em 2023, a taxa de todos os acidentes das companhias aéreas registradas no IOSA foi quase três vezes melhor do que a das companhias não registradas, representando 0,84 contra 2,24 acidentes por milhão de voos.

Já o ISSA é aplicado a empresas aéreas menores que não se classificam para os parâmetros do IOSA, oferecendo uma estrutural igualmente rigorosa de segurança operacional, com o objetivo de garantir o alinhamento com os mais altos padrões de segurança internacional.


Comentário

É sempre uma boa notícia ver que as entidades que cuidam da aviação civil estão tomando novas medidas para aprimorar ainda mais a segurança dos voos, principalmente os comerciais, que transportam uma grande quantidade de pessoas diariamente. Recentemente, divulgamos a notícia de que a ANAC estava discutindo projetos com companhias aéreas para melhorar o transporte de animais em voos, outra preocupação recorrente dos passageiros.

O que achou da novidade? Para mais informações, acesse o site do governo.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.