fbpx

Antonov pousa novamente nos aeroportos de Brasília e Viracopos

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

O Antonov 124-100, segundo maior cargueiro civil do mundo, voltou a pousar no Aeroporto de Brasília ontem (24) e hoje (25) no Aeroporto de Viracopos. Essa é a segunda visita no ano do avião nos terminais.

Antonov Brasília


Antonov em Brasília

A aeronave decolou de Mumbai, na Índia, e fez duas paradas antes de aterrissar na capital federal. O pouso aconteceu às 5h da madrugada desta segunda-feira, 24 de agosto.

O Antonov trouxe 50 toneladas de equipamentos industriais de grandes dimensões para duas empresas privadas: a Brainfarma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil, e a Cosmed, especialista na produção de produtos para a saúde como nutricionais e dermocosméticos. Os maquinários importados irão ampliar e modernizar seus parques industriais localizados em Anápolis (GO), cidade a 150km de distância de Brasília.

A operação de descarga alterou a rotina no aeroporto administrado pela Inframerica e envolveu guindastes, equipamentos e equipes especializadas que foram empregados na transferência das mercadorias da aeronave para caminhões. O cargueiro foi recebido com todos os cuidados de higiene e precauções necessárias para evitar contaminação pela Covid-19.

A capital federal recebeu a operação deste gigante em 2009, e só 9 anos depois, em setembro de 2018, a aeronave retornou a Brasília. Este ano o cargueiro fez sua segunda aparição no Aeroporto de Brasília. No início de abril o Antonov pousou no terminal brasiliense trazendo 40 toneladas de máscaras faciais também para uma empresa privada.


Antonov em Viracopos

O Antonov 124-100 pousou hoje (25) às 11h33 para fazer um carregamento especial de mercadorias para exportação. Esta é a segunda vez neste ano que o segundo maior cargueiro do mundo toca o solo do aeroporto. A primeira vez neste ano foi em fevereiro.

A rotina foi alterada por causa do “gigante”. Curiosos e fotógrafos permaneceram no entorno do aeroporto durante a manhã na tentativa de registrar alguma imagem do avião.

A rotina também foi alterada no Terminal de Carga com a mobilização de equipamentos e guindastes que vão auxiliar na operação.

No ano passado, o Antonov pousou três vezes em Viracopos.


Sobre o Antonov

O cargueiro tem 65 metros de comprimento e 21 metros de altura até a ponta da sua cauda e possui 24 rodas, dando-lhe condições de pouso em diversos tipos de superfícies, como asfalto, terra, grama e neve, por exemplo. O avião é de fabricação soviética, mas de bandeira Ucraniana, e tem capacidade para transportar até 120 toneladas. A cabine de carga possui 1.050m³, o que comporta mais de 50 carros populares. A aeronave é especializada por transportar peças e equipamentos fora do padrão e de grandes dimensões.


A aeronave será carregada nesta quarta-feira (26) em Viracopos e deve decolar na quinta-feira (27) rumo a Porto Rico.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.