Como noticiamos nesta manhã, parte do continente europeu está passando por um grande apagão nesta segunda-feira (28), que aconteceu no início da tarde. Por conta da queda de energia, diversos setores foram atingidos, dentre eles hospitais, o transporte público, além de aeroportos. Sendo assim, por conta da instabilidade nos terminais aéreos, algumas das companhias aéreas e dos terminais se posicionaram sobre o ocorrido, além de estarem orientando os seus passageiros sobre a melhor maneira de proceder neste momento. Confira nesta matéria algumas das companhias e suas orientações.
Apagão na Europa na manhã desta segunda-feira
Aproximadamente ao meio dia (GMT +1 e GMT+2) desta segunda-feira, parte do continente europeu sofreu um grande apagão. Países como França e Alemanha reportaram problemas na rede elétrica. Mas, os maiores afetados pela queda de energia foram Portugal e Espanha, que ficaram pouco mais de uma hora sem conexão em seus celulares, além de terem o transporte público severamente afetado.
O motivo pelo qual parte do continente ficou sem luz nessa manhã ainda é incerto. Mas, algumas autoridades dos países afetados acreditam que a falha elétrica pode ter sido sim originada por um ciberataque.
Companhias aéreas se posicionam sobre o apagão
Tendo em vista que vários aeroportos foram afetados pela queda de luz, algumas companhias aéreas, assim como operadoras de aeroportos, se posicionaram sobre o ocorrido. Confira abaixo as orientações dadas por algumas das companhias aéreas que operam rotas entre o Brasil e destinos europeus.
Air Europa
A Air Europa comunicou diretamente em seu website que por conta da instabilidade, está operando conforme a capacidade dos aeroportos permite. Sendo assim, é esperado que alguns voos sofram com atrasos. Apesar disso, a companhia não comunicou nenhum cancelamento. A Air Europa também informa aos seus passageiros que eles podem consultar o status de seu voo diretamente no site, e que é muito importante chegar ao aeroporto com ainda mais antecedência. Além disso, a companhia também está oferecendo flexibilidade neste momento. Para mais informações, ressaltamos a importância de acessar o site oficial.
TAP Air Portugal
A TAP também colocou um alerta sobre o ocorrido diretamente em sua homepage. Neste caso, a companhia pede a seus passageiros que não se dirijam ao aeroporto até que maiores informações sejam fornecidas. O mesmo alerta foi dado a seus passageiros em sua página do Instagram. Até o momento em que esta matéria está sendo escrita, a companhia não trouxe mais atualizações sobre o ocorrido. O Passageiro de Primeira irá acompanhar maiores informações ao longo do dia, e iremos atualizar esta matéria seu houverem novidades.
Iberia
A Iberia comunicou seus passageiros por meio de uma publicação na sua página oficial no X. A companhia ressaltou que apesar dos problemas técnicos, está conseguindo operar em 100%. Porém, a Iberia também está oferecendo flexibilidade aos seus passageiros que viajariam hoje, tendo em vista as dificuldades presentes nos aeroportos.
A pesar del apagón generalizado en España y otros países europeos, los sistemas de Iberia funcionan al 100%. Pero, dadas las dificultades en diferentes aeropuertos, ofrecemos a todos los pasajeros que tengan vuelos para hoy la posibilidad de cambiar su viaje para otro momento.… pic.twitter.com/DfGjRqcViv
— Iberia (@Iberia) April 28, 2025
Outras companhias
Outras companhias aéreas ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido. Porém, o Passageiro de Primeira irá continuar atualizando este texto ao longo do dia com novas informações sobre o tópico.
Meu voo foi cancelado. E agora?
Por conta da instabilidade dos aeroportos em parte do continente europeu, é possível que alguns voos sejam cancelados. Se este for o seu caso, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
E para entender mais sobre a Resolução 400, assim como o devido proceder na ocasião de um voo cancelado, confira esta matéria do Passageiro de Primeira.
Comentário
A instabilidade nos aeroportos em parte do continente europeu segue acontecendo na tarde desta segunda-feira (29)! Felizmente, é possível ver que algumas companhias está conseguindo operar, mesmo que com capacidade reduzida. Além disso, outras companhias estão oferecendo flexibilidade para os seus passageiros neste momento. Por enquanto, nem todas as companhias aéreas chegaram a falar sobre o ocorrido ou trazer mais informações sobre como proceder neste momento. Mas, ressaltamos que é de suma importância você entrar em contato com o suporte da sua companhia aérea, caso você tenha um voo marcado para hoje ou até mesmo para os próximos dias. Além disso, iremos manter este texto atualizado ao longo do dia com mais informações sobre o funcionamento dos aeroportos.