Um apagão gigantesco com início na tarde de ontem (25) deixou sem eletricidade grande parte do Chile, afetando mais de 19 milhões de pessoas. A crise, que forçou o governo a decretar estado de emergência e toque de recolher, interferiu nos voos internacionais operados pela LATAM que partem do Aeroporto de Guarulhos.
Apagão no Chile
Na tarde de ontem (25), às 15h16, o Chile sofreu um apagão causado por uma falha na linha de transmissão no norte do país, o que gerou uma grande interrupção no sistema elétrico nacional. O problema afetou cerca de 19 milhões de pessoas, sendo o maior apagão da história do país desde o ocorrido após o terremoto de 2010.
A falta de energia elétrica prejudicou voos internacionais da rota entre São Paulo (GRU) e Santiago (SCL), operados pela LATAM, que também possui sede na capital chilena. Em comunicado emitido em seu site oficial, a companhia aérea diz prestar assistência aos passageiros afetados e propõe alternativas para quem teve o voo atrasado ou cancelado nos dias 25 e 26.
Alternativas para quem teve o voo afetado
Em seu site oficial, a LATAM lamenta o transtorno causado com a falha de energia e oferece alternativas para quem teve o voo prejudicado. Veja a seguir, as orientações da companhia:
- Em caso de voo cancelado ou com atraso acima de 30 minutos, será possível alterar a data da viagem ou solicitar o reembolso do bilhete sem qualquer custo até um ano a partir de agora;
- Em caso de voo não cancelado e/ou reprogramado de/para Santiago (Chile) nos dias 25 e 26 de fevereiro, será possível alterar a viagem sem nenhum custo para voar até 4 e 5 de março de 2025, respectivamente.
A LATAM também orienta para que os passageiros verifiquem o status do seu voo antes de ir para o aeroporto e escolham as suas flexibilidades em caso de impacto. Para saber quais são as flexibilidades oferecidas pela companhia, acesse este link.
Teve um voo cancelado? Saiba quais são os seus direitos como passageiro!
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado.
Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Para conhecer seus direitos como passageiro e saber como proceder em caso de cancelamento de voo, veja esta matéria.
Comentário
O apagão no Chile impactou milhões de pessoas e diversos serviços, incluindo o transporte aéreo. Contudo, a LATAM, que opera voos entre Brasil e Chile, alega tomar providências no momento para minimizar os danos aos passageiros, oferecendo alternativas e assistência.
Vale lembrar que, em situações como essa, é útil que o passageiro conheça seus direitos para saber como agir e lidar em caso de possíveis cancelamentos.
Você tem alguma viagem para o Chile agendada com a LATAM para os próximos dias? Acompanhe a situação do seu voo no site da companhia.