fbpx

Aprenda a catalogar os seus voos com o myFlightradar24

Notícias Tutoriais

Por Dymitri Leão

Você sabia que é possível catalogar todos os seus voos online e ter acesso a várias estatísticas interessantes sobre o seu perfil de viajante? Neste post, iremos mostrar como você pode fazer isso através do myFlightradar24, que incorporou o antigo Flightdiary.net.

myFlightradar24


Informações consolidadas

A grande vantagem de utilizar o myFlightradar 24 é obter uma consolidação das informações dos voos inseridos de forma bastante interessante e de fácil visualização. Além de exibir todas as origens de destinos dos voos no mapa, além é claro das rotas voadas, no myFlightradar24 também há tabelas e gráficos simples e intuitivos de serem analisados, conforme será exibido mais adiante neste post.

Você é livre para deixar de preencher algumas informações caso não as possua, como por exemplo o número do voo, se o assento foi no corredor, meio ou janela, entre outros.

O crucial é que você preencha a data, origem e destino do voo, e de preferência também a companhia aérea com a qual o voo foi realizado.

Dos possíveis dados estatísticos que são apresentados no myFlightradar24, os mais interessantes, na minha opinião, são os seguintes:

  • Quantidade de voos;
  • Distância total voada;
  • Quantidade de horas voadas;
  • Quantidade de aeroportos diferentes e número de vezes em que os voos envolveram esses aeroportos;
  • Quantidade de companhias aéreas diferentes e número de vezes em que os voos envolveram essas companhias;
  • Quantidade de modelos diferentes de aeronaves e número de vezes em que os voos envolveram esses modelos;
  • Quantidade de rotas diferentes e número de vezes em que os voos envolveram essas rotas;
  • Quantidade de países visitados por via aérea e número de vezes em que os voos envolveram cada um dos países;
  • Quantidade de voos em cada uma das classes de voo: econômica, econômica premium, executiva, primeira classe e aeronaves privadas;
  • Distribuição da quantidade de voos por ano, mês e dia da semana.

Vou pegar como exemplo o meu filho, que acaba de completar 2 anos e meio e voa desde os 2 meses. Veja abaixo as principais estatísticas de voo dele de forma consolidada pelo myFlightradar24, cuja análise é muito intuitiva.

Mapa

Cada alfinete vermelho no mapa representa um aeroporto. Perceba que as rotas possuem cores distintas, e essas cores estão relacionadas a quantidade de vezes em que determinada rota foi voada. A correspondência entre a frequência de voos em uma determinada rota e as cores da respectiva rota é a seguinte:

  • Voo futuro: branco;
  • 1 voo: laranja;
  • 2 voos: vermelho.
  • Entre 3 e 9 voos: roxo;
  • A partir de 10 voos: preto.

A imagem abaixo é do mapa de voos do meu filho.

myflightradar24

A título de curiosidade, abaixo está o meu mapa.

myflightradar24

Número de voos, distância e tempo

Logo abaixo do mapa, é possível ver a quantidade de voos realizados, bem como a distância voada e o número estimado de horas voadas. Perceba que abaixo de cada quantidade, há outras estatísticas correlatas. No caso do meu filho, ele já fez 38 voos domésticos e 18 voos internacionais, já voou uma distância equivalente a 3,2 voltas ao redor do Planeta Terra e já passou um tempo equivalente a aproximadamente 7,8 dias ou 1,1 semana dentro de aeronaves. E isso porque ele tem apenas 2 anos e meio, então imagine quando ele tiver a minha idade. 😀

myflightradar24

Classe de voo, assentos, motivo do voo e continentes

Uma das informações que eu não preencho é se o assento do voo foi na janela, meio ou corredor. Eu só voo no corredor praticamente, e para um bebê que voou muitas vezes no colo sequer faz sentido essa informação rsrs. Quanto ao motivo do voo, ai sim eu classifico se são voos a trabalho, lazer, entre outros, e preencho se o voo foi em econômica, executiva, primeira classe ou aeronave privada.

O meu filho já fez 5 voos em executiva e 1 voo em primeira classe, e eu me orgulho muito de poder proporcionar esse tipo de experiência para ele. Que continue assim e que as milhas e pontos sigam me ajudando nessa missão. 😉

 

my flightradar24

Aeroportos, companhias aéreas, aeronaves, rotas e países

O myFlightradar 24 já contabiliza automaticamente para nós as quantidades de aeroportos que já visitamos, bem como com quantas companhias aéreas diferentes nós já voamos, os modelos de aeronaves, rotas e países, além de mostrar um ranking com o Top 6 de cada uma dessas categorias. Eu particularmente adoro essa funcionalidade, pois consigo traçar com isso o meu perfil de viajante de forma muito fácil e intuitiva!

myflightradar24

Uma curiosidade: minha meta pessoal é manter a quantidade de países visitados sempre maior do que a idade, com certa folga. Dessa forma, sempre me motivo a acrescentar países novos nas viagens, ao invés de repetir sempre os mesmos destinos. Óbvio que há destinos em que eu já fui e irei muiiiiitas vezes, como Buenos Aires, Orlando, Miami, entre tantos outros, mas eu gosto de me desafiar com essa métrica. O meu filho já está com 10 países de folga em relação à idade dele, e eu com 21. 😉

Distribuição dos voos por ano, mês e dia da semana

Por fim, mas não menos importante, acho muito legal que o myFlightradar24 mostra quantos voos são feitos por ano, por cada mês e até mesmo por dia da semana. É ou não é uma baita ajuda para você saber o seu perfil de viajante ao longo do tempo? 🙂

my flightradar24


Como inserir e editar os voos no myFlightradar24

Para que a “mágica” mostrada acima aconteça, você tem que inserir os seus voos manualmente no myFlightradar24. Essa é a parte chata e trabalhosa, caso você tenha muitos voos para inserir, mas mentalize o resultado final e se motive para completar essa tarefa. 😉

Basta que você clique no botão “+ ADD FLIGHT” no menu superior, e em seguida preencha as informações sobre os seus voos.

Basic Info – Informações básicas

Inicialmente, você precisa preencher a data de partida no campo “Departure date”. O número do voo não é obrigatório. Eu por exemplo nunca o preencho. Em seguida, clique no botão “NEXT”.

Flight Info – Informações do voo

Na tela seguinte, você precisa preencher o aeroporto de origem no campo “Departure airport” e o aeroporto de destino no campo “Arrival airport”. Você pode inserir o código IATA desses aeroportos ou simplesmente começar a digitar o nome da cidade e esperar o myFlightradar24 exibir uma lista de opções para você selecionar os aeroportos.

As demais informações não são de preenchimento obrigatório, mas acho interessante preencher pelo menos a companhia aérea que realizou o voo.

myflightdiary24

Ticket Info – Informações do bilhete aéreo

Nessa tela, nenhum campo é de preenchimento obrigatório, mas acho interessante selecionar pelo menos a classe do assento e o motivo do voo. Você também poderá preencher alguma nota pessoal a respeito daquele voo, para poder se lembrar no futuro.

Avaliações

Por fim, caso deseje, você pode avaliar os aeroportos de origem e destino, a companhia aérea que realizou o voo e também o modelo de aeronave do voo. Essas informações irão compor um banco de dados do myFlightradar24.

Editar informações dos voos

Se você quiser editar qualquer informação sobre um voo adicionado, basta que você clique em “Flights” no menu superior do myFlightradar24 e em seguida procure o voo desejado na lista de voos. Passe o cursor do mouse sobre a data do voo e clique em “Edit”.


Como compartilhar ou restringir o acesso aos seus voos

Para compartilhar os seus voos, caso assim deseje, ou para restringir o acesso às informações, basta que você clique em “Settings” no meu superior do myFlightradar24 e em seguida defina a privacidade da sua conta:

  • Public – o seu mapa e também a sua lista de voos serão de acesso público para todos que possuam o seu link, que é no formato https://my.flightradar24.com/NOME_DE_USUÁRIO;
  • Restricted – o seu mapa será público, mas a sua lista de voos só poderá ser acessada por você;
  • Friends – o seu mapa e também a sua lista de voos será acessível pelos seus amigos no Facebook;
  • Private – apenas você poderá ver o seu mapa e também a sua lista de voos.

Como adendo, logo abaixo você também poderá definir se desejar visualizar as informações de distância em quilômetros ou milhas. Eu particularmente prefiro ver tudo em quilômetros.

myflightdiary24


Vale a pena usar o myFlightradar24?

Eu sou suspeito para responder a essa pergunta, pois sou apaixonado por números, estatística, planilhas, gráficos e afins rsrsrs Mas, sobretudo, eu sou apaixonado por viajar! Logo, eu acho muito legal conseguir catalogar os meus voos e ver o meu mapa ser preenchido cada vez mais, explorando novos destinos, companhias aéreas com as quais nunca havia voado, modelos de aeronave inéditos, etc…

Logo, eu acho que sim, vale a pena usar o myFlightradar24! Felizmente, desde que eu comecei a viajar de avião em 2005, na época com exatos 20 anos (meu 1º voo foi no dia do meu aniversário), eu já catalogava os meus voos de forma resumida numa planilha. Quando eu descobri o então Flightdiary.net, atual myFlightradar24, eu apenas transcrevi voo por voo na plataforma e a “mágica” aconteceu: consegui ver todas as rotas no mapa, além de diversas estatísticas interessantes! Desde então, sempre que eu pouso no destino, não esqueço de inserir o voo no myFlightradar24 assim que possível. 😉

Quando meu filho nasceu, ele já tinha uma passagem emitida para quando completasse 2 meses, e desde então criei a conta dele no myFlightradar24 para poder catalogar todos os voos dele também. Ele adora voar e ver o mapa com os seus destinos, e no futuro, quando ele puder catalogar por si só os seus voos, acredito que ele ficará muito feliz em ver todo o seu progresso que eu ajudei a consolidar. 🙂

Você utiliza o myFlightradar24 ou outra plataforma para catalogar os seus voos? Utilize a seção de comentários abaixo e nos conte se você também faz a catalogação dos seus voos e como a controla .

Para criar uma conta no myFlightradar24, clique aqui. Para aprender também a utilizar o Flightradar24, que é o dono do myFlightradar24 e que possui diversas funcionalidades interessantes, sugerimos a leitura desse guest post do nosso querido leitor Guilherme Uchôa: Aprenda a usar o FlightRadar24.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.