fbpx

Assentos de dois andares seriam o futuro das aeronaves?

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Com o objetivo de proporcionar mais segurança e menos riscos de contaminação nas aeronaves, foi lançado um projeto que reconfigura cabines de avião com dois andares de assentos na classe economia. Seriam essas “beliches” uma possível solução para viagens mais seguras?

Muitas empresas têm apostado em novos projetos para melhorar a experiência na classe econômica, como o Flex Louge e o Space For All. Além desses, a atual preocupação com o distanciamento a bordo tem inspirado novas alternativas como o projeto da Aviointeriors.

Agora foi a vez da empresa Zephyr Aerospace LLCO desenvolver uma alternativa! O Zephyr Seat é a visão do designer Jeffrey O’Neill, que considera que o isolamento que sua criação oferecerá poderia ser um divisor de águas após a pandemia.

Acreditamos que novos tipos de viajantes exigirão privacidade ou desejarão pagar mais por isso tanto quanto pagariam pela possibilidade de dormir“, disse à CNN Travel O’Neill, fundador e CEO da start-up Zephyr Aerospace.

Com o Zephyr Seat, as companhias aéreas poderiam fornecer assentos de dois andares em uma configuração 2-4-2 que permitiria que a maioria das companhias aéreas globais mantivesse a mesma quantidade de assentos oferecida pelas cabines econômicas existentes.

O’Neill se inspirou em um voo em que não conseguir dormir entre Nova York e Singapura, há alguns anos.

Provavelmente estou na companhia aérea com a melhor classificação do mundo, estou recebendo um serviço maravilhoso e a comida é ótima, mas não consigo dormir”, lembra ele. “Isso é realmente desconfortável. Por que é tão difícil encontrar uma maneira adequada de permanecer em um vôo de 19 horas?”


Assento de dois andares

O conceito de dois andares do Zephyr utiliza o espaço que existe entre um assento padrão e um compartimento de bagagem.

Basicamente, adaptamos um assento em cima de outro“, explica O’Neill. “Portanto, são basicamente dois níveis, não são tão altos do chão quanto as pessoas podem imaginar, estão a apenas um metro e meio dele, do ponto de entrada até o assento inferior e o assento superior”.

O’Neill diz que o resultado é mais espaço para as pernas dos passageiros, sem que a companhia aérea seja obrigada a sacrificar espaço ou reduzir o número de pessoas.


Vídeo

Assista ao vídeo em que O’Neill apresenta sua ideia e um protótipo do projeto:

A idéia ainda está em análise, embora O’Neill diga que identificou um parceiro de engenharia. Ele já conversou com quatro grandes companhias aéreas, incluindo a americana Delta, embora não haja compromissos confirmados no momento. Ele apresentou a ideia aos executivos das companhias aéreas na Airline Interiors Expo 2019 em Hamburgo, Alemanha – e disse que recebeu um feedback valioso sobre como tornar o assento uma opção viável para o mercado de aviação. A próxima etapa seria passar o produto pelos testes de segurança exigidos, que poderia ser um processo de três anos.


Novas oportunidades de aviação

É claro que atualmente existem muitas dúvidas sobre o futuro da aviação, sem que ninguém saiba como será a viagem aérea nos próximos meses, e muito menos em anos. Provavelmente, haverá uma demanda maior por distanciamento social a bordo, tanto de passageiros quanto de companhias aéreas – voos recentes provaram que as atuais instalações tornam isso complicado. O’Neill considera que o novo cenário da aviação seja uma boa oportunidade para o desenvolvimento do Zephyr Seat.

Além da segurança oferecida pelo distanciamento, o assento também oferece mais privacidade, espaço e conforto. O’Neill também aponta para um futuro em que provavelmente haverá menos vôos regulares e os que estiverem operando poderão ser mais movimentados e mais caros – algo que já estamos vendo acontecer.

O preço de uma classe executiva ou de um assento de primeira classe estará fora do alcance para provavelmente cerca de 85% de todos os viajantes, o que significa que uma opção mais acessível pode se tornar realidade ou consideração para muitas dessas pessoas“, diz ele.


O que você achou do Zephyr Seat? Uma ideia promissora?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.