A Boom Supersonic, uma empresa americana, alcançou um marco histórico ao realizar o primeiro voo de um jato civil privado que superou a velocidade do som. Durante o teste, transmitido ao vivo sobre o deserto da Califórnia, a aeronave XB-1 atingiu 1,1 Mach (cerca de 1.200 km/h) a 35 mil pés de altitude, tornando-se o primeiro jato totalmente privado a quebrar a barreira do som. Agora, a empresa foca no desenvolvimento do Overture, um avião supersônico projetado para transportar dezenas de passageiros e reduzir pela metade o tempo de viagens intercontinentais.
O voo supersônico da XB-1
Pela primeira vez, um jato civil conseguiu ultrapassar a barreira do som. O teste, realizado na Califórnia e transmitido ao vivo, foi conduzido pela Boom Supersonic, que já está desenvolvendo um avião supersônico capaz de encurtar significativamente viagens internacionais. A XB-1, projetada para operar em velocidades superiores à do som, alcançou 1,1 Mach, cerca de 1.200 km/h, a 35 mil pés de altitude.
Para efeito de comparação, aviões comerciais geralmente voam a cerca de 850 km/h, demonstrando o grande avanço alcançado pela Boom Supersonic. Embora jatos supersônicos já existam, eles são amplamente utilizados no setor militar. O caça F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira, por exemplo, atinge velocidades de até 2.400 km/h, o dobro da velocidade do som.
Vale destacar que o Concorde, o único avião civil a ultrapassar a barreira do som anteriormente, foi desenvolvido com apoio governamental e acordos entre países. O projeto da Boom, por outro lado, é totalmente financiado pela iniciativa privada, com o objetivo de levar a tecnologia supersônica ao transporte de passageiros, proporcionando uma alternativa eficiente e rápida para viagens intercontinentais, algo que os caças militares não podem oferecer.

O lendário Concorde voando pela Air France.
O futuro da aviação civil
O XB-1 é apenas o começo. A Boom Supersonic está desenvolvendo o Overture, um avião supersônico que poderá transportar até 80 passageiros a 1,8 mil km/h, o que é cerca de duas vezes a velocidade dos aviões comerciais convencionais. O Overture promete cortar pela metade o tempo de viagens intercontinentais, como, por exemplo, a rota Miami-Londres, que passaria de 10 horas para apenas cinco.
A previsão é que essa nova aeronave revolucionária seja lançada nos próximos anos, e a empresa já possui 130 encomendas de companhias aéreas como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines. A expectativa é alta, tanto para o setor de aviação quanto para os passageiros, que poderão economizar tempo em viagens muito mais rápidas em rotas internacionais.
Comentário
É difícil não ficar empolgado com notícias como essa! O futuro da aviação está mais perto do que imaginamos e a possibilidade de viajar em velocidades supersônicas pode se tornar realidade muito em breve.
Com grandes companhias já de olho no Overture, os voos supersônicos têm o potencial de transformar a maneira como nos deslocamos, encurtando distâncias e abrindo novas possibilidades. Para quem nunca teve a chance de voar no Concorde, quem sabe o que os próximos anos nos reservam? Estamos ansiosos por esse futuro!
Para mais informação sobre os testes, visite a página oficial da Boom Supersonic. E você, voaria num avião supersônico?