A Azul anunciou novas regras para a cobrança da taxa de resgate em passagens emitidas com pontos ou pontos + dinheiro. Dentre as mudanças, está a unificação do prazo para aplicação da taxa: antes, ela era cobrada em voos domésticos emitidos com menos de 90 dias de antecedência e em voos internacionais com menos de 120 dias. Agora, o programa passa a aplicar a taxa nas emissões feitas com menos de 90 dias do embarque, independentemente do destino. Clientes Diamante continuam isentos, desde que sejam o passageiro pagante e estejam na reserva.
O que é a taxa de resgate?
A taxa de resgate é um valor cobrado pelo programa Azul Fidelidade para a emissão de passagens com pontos ou com a opção pontos + dinheiro, dependendo da antecedência da emissão em relação à data do voo. Em dezembro de 2023, a Azul anunciou o retorno dessa cobrança, que estava suspensa desde julho do mesmo ano. Com a retomada, passou a vigorar a seguinte regra:
Voos domésticos:
- Emissões com menos de 90 dias do embarque: R$ 49,90
- Emissões com 90 dias ou mais: isento
Voos internacionais:
- Emissões com menos de 120 dias do embarque: R$ 169,90
- Emissões com 120 dias ou mais: isento
Clientes da categoria Diamante do programa Azul Fidelidade eram isentos da taxa de resgate em emissões realizadas pelos canais digitais da companhia.
Novas regras na taxa de resgate
A partir desta terça-feira (15), a Azul publicou novas regras para a cobrança da taxa de resgate, unificando os prazos de antecedência aplicados em emissões nacionais e internacionais e melhorando o prazo para aplicação da tarifa em voos internacionais.
A companhia também passou a aplicar descontos conforme o status do cliente no programa, mantendo a isenção para membros da categoria Diamante. No entanto, assim como já ocorre nos descontos em passagens, os benefícios de isenção ou redução da taxa não se aplicam quando o titular da conta não estiver entre os passageiros da reserva. Confira abaixo os novos prazos e valores:
Clientes Azul Básico
Clientes Azul Topázio
Clientes Azul Safira
Clientes Azul Diamante
Comentário
Mudança relevante nas taxas de resgates do Azul Fidelidade. O programa é o único no mercado nacional que adota uma taxa de resgate em passagens emitidas com pontos. Vale lembrar que a taxa só é aplicada em passagens emitidas com menos de 90 dias de antecedência do embarque — acima desse prazo, não há cobrança. Além disso, clientes diamante são isentos da tarifa, desde que seja o titular da conta e um dos passageiros da reserva.
Para saber mais, acesse o site da Azul.