fbpx

Azul apresenta o Ararinha Azul, avião mais colorido da América do Sul

Notícias

Por Dymitri Leão

A convite da Azul Linhas Aéreas, o Passageiro de Primeira esteve presente hoje (03) no Hangar da Azul, localizado na cidade de Campinas – SP, ao lado do Aeroporto de Viracopos (código IATA: VCP). O convite teve por objetivo permitir que nós acompanhássemos a cerimônia oficial de apresentação da maior aeronave já fabricada no Brasil e com a pintura mais complexa e colorida do país, batizada com o nome “Ararinha Azul“. Trata-se da mais recente aeronave adquirida pela Azul: um belíssimo exemplar do modelo Embraer E195-E2. Essa aeronave já é considerada como a mais colorida não somente do Brasil, mas de toda a América do Sul, estampando na sua fuselagem seis ararinhas azuis e alguns ícones simbólicos da flora brasileira.

Estiveram presentes na cerimônia oficial de apresentação do “Ararinha Azul” diversos executivos da Azul, da AkzoNobel (dona da marca de tintas Coral) e da Embraer, além do artista “Pardal“, idealizador e executor do projeto de pintura, a imprensa, influenciadores digitais e alguns plane spotters autorizados. Para quem não conhece esse termo, plane spotters são nada mais nada menos do que “observadores de aviões”, ou seja, pessoas que realizam registros fotográficos e em vídeo de diversas aeronaves, muitas vezes se posicionando em locais estratégicos para conseguir fotos fantásticas desse nosso maravilhoso universo da aviação. Como integrantes da ala da imprensa, nós do Passageiro de Primeira registramos todos os detalhes e iremos contar tudo para vocês ao longo desse post. Afivelem os cintos porque o nosso “voo” irá decolar agora!


Origem do projeto

Conforme noticiamos em fevereiro deste ano através desse post , a Azul firmou uma parceria com a AkzoNobel, empresa holandesa líder na fabricação de tintas e revestimentos e cuja marca mais famosa no Brasil é a Coral. A parceria tinha por objetivo realizar um projeto ousado de pintura em uma das aeronaves Embraer E195-E2 adquiridas pela Azul junto à Embraer. Esse projeto contou com mais de 58 cores, das quais 28 foram criadas exclusivamente para esse projeto, homenageando a fauna e a flora do Brasil. O custo total da pintura foi de cerca de R$350 mil, mais que o dobro do gasto padrão para a pintura realizada em outras aeronaves da Azul, que é de cerca de R$150 mil.

Para executar o ousado projeto da Azul, foi convidado o grafiteiro paulista Pardal através da empresa de curadoria artística Dionísio, agência especializada em arte que conecta empresas e artistas, sendo responsável pela supervisão artística do projeto. Como forma de homenagear o artista, a aeronave “Ararinha Azul” estampa também um pardal na pintura da sua fuselagem.


Cerimônia de apresentação do “Ararinha Azul”

A cerimônia de apresentação do “Ararinha Azul” iniciou com um belo vídeo institucional mostrando detalhes do projeto, desde a motivação de representar a flora e a fauna do Brasil, até detalhes do complexo processo de pintura da aeronave, realizada no Hangar da Embraer em São José dos Campos – SP. Confira abaixo o vídeo institucional que nós mencionamos.

http://https://www.youtube.com/watch?v=LWyxGLt1DRA&feature=youtu.be&utm_source=emkt-pmweb&utm_medium=email&utm_content&utm_campaign=AD-Segmentado-AD-Institucional&s_campaign=email_emkt-pmweb_AD-Segmentado-AD-Institucional__AD-20201203-Ararinha-Azul&utm_term=AD-20201203-Ararinha-Azul

Em seguida, executivos da Azul, Embraer, AkzoNobel e ICMBio – Instituto Chico Mendes falaram a respeito do projeto do “Ararinha Azul”, tendo sido em seguida homenageados ao ganhar uma belíssima maquete da aeronave.


O que dizem as partes envolvidas

Segundo John Rodgerson, presidente da Azul, “Nós somos conhecidos por sempre personalizar algumas de nossas aeronaves com os mais diferentes propósitos. Esse novo avião homenageia nossa fauna e nossa flora e é ainda mais especial pela complexidade de cores, fazendo desse E2 o mais colorido do país. É um orgulho para nós poder voar a maior aeronave comercial já fabricada no Brasil em rotas domésticas, que ajudam a desenvolver o país e atendem a necessidade de nossos clientes que precisam se deslocar entre as cidades. Espero ver muita gente registrando a chegada desse avião nos diversos aeroportos e, claro, desfrutando do conforto dessa belíssima aeronave“.

Durante a cerimônia de apresentação do “Ararinha Azul”, visivelmente emocionado, John Rodgerson ainda complementou: “Nós vamos voar muito mais alto. O sentimento é de gratidão, de que todos nós aqui somos tão abençoados que temos que ajudar o Brasil. Nós voamos para mais de 100 destinos no Brasil, e nós vamos levar essa aeronave para 200 destinos no Brasil, e somente através dessa parceria com a Embraer isso é possível, com aeronaves fabricadas aqui no Brasil. A empresa que é a melhor do mundo tem que ter a melhor pintura do mundo!

À época do início do projeto artístico, John Slattery, então Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial destacou: “Que incrível obra de arte! Esta pintura é uma perfeita expressão de como o E195-E2 é ambientalmente amigável para o Brasil e para o nosso planeta. Este novo E2 consome 25% menos combustível por assento do que o avião que está substituindo“.

Enaltecendo o projeto, Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul relatou: “Inovar em pintura é nossa paixão na AkzoNobel, pois acreditamos que ela tem o poder de transformar positivamente a vida das pessoas. Quando nos juntamos a parceiros como Azul e Embraer, o resultado não poderia ser mais espetacular: o avião mais colorido do Brasil. Hoje, no país, protegemos e colorimos casas com nossas tintas Coral, cidades com nosso projeto Tudo de Cor, além de embalagens, carros, navios e indústrias. O novo E2 da Azul agora leva o melhor da nossa tecnologia em proteção e expertise em cores para os céus do Brasil, e isso para nós é motivo de muito orgulho“.


Batismo do Ararinha Azul

Como de costume, após encerrada a apresentação formal do “Ararinha Azul”, houve o batismo da aeronave com jatos de água de 2 caminhões de bombeiros, proporcionando belas imagens do batismo, as quais você pode conferir abaixo.

Em seguida, os executivos representantes da Azul, Embraer, AkzoNobel e ICMBio batizaram a aeronave com Champagne, em outro ritual clássico!


150 quilos de tinta e 8 anos de garantia

A pintura do “Ararinha Azul” foi realizada na fábrica da Embraer em São José dos Campos – SP, de forma automatizada. Mesmo assim, o tempo de conclusão foi mais do que o triplo do tempo de pintura de uma aeronave convencional. Para a pintura do “Ararinha Azul”, foram necessários 10 dias de trabalho, enquanto que uma aeronave com pintura “normal” leva em média 3 dias para ser pintada. O total de tinta utilizada chegou a 150 quilos. Apesar disso, não houve aumento significativo no peso do avião.

O processo de pintura de uma aeronave, como é de se esperar, requer muita tecnologia. Isso porque qualquer tinta que seja desenvolvida como uma tinta aeronáutica precisa satisfazer determinados requisitos do fabricante da aeronave. Além de apenas possuir um papel óbvio de decorar a aeronave, deixando-a bonita, segundo Marcelo Fassina, gerente de Negócios Aerospace para as Américas da AkzoNobel, “O principal é garantir uma proteção contra corrosão. O escoamento do ar pela fuselagem do avião é fundamental. Se a tinta não permite o escoamento adequado, isso aumenta o arrasto. O avião voa a 900 km/h e, quando pega chuva em voo, a força do impacto é enorme. Nas decolagens e pousos, a asa se move. A tinta precisa suportar essas forças sem rachar“.

A garantia da AkzoNobel para a pintura do “Ararinha Azul” foi de 8 anos, embora o presidente da Azul, John Rodgerson, tenha a expectativa de que a pintura especial desenvolvida tenha uma durabilidade de pelo menos 12 anos, que é o período estimado para que esse Embraer E195-E2 permaneça na frota da Azul.


Ararinha Azul – espécie extinta como fonte de motivação

A ararinha azul é uma espécie de pássaro do mesmo grupo dos papagaios e periquitos. Ela se diferencia da arara azul pelo seu tamanho, pois  possui aproximadamente 57 cm, enquanto a arara azul chega a ter 1 metro.

Apresentando um corpo azul e cabeça azul-acinzentada, íris amarela e bico negro, essa espécie foi avistada voando pela última vez em 2000. Hoje é uma espécie considerada extinta na natureza, de acordo com a lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), sendo encontrada apenas em cativeiros ao redor do mundo.

De acordo com o ICMBio – Instituto Chico Mendes, que se fez representado na cerimônia de apresentação do “Ararinha Azul”, em março de 2020, 52 ararinhas azuis foram trazidas de volta da Alemanha e da Bélgica para o Brasil. As ararinhas azuis foram acomodadas em um recinto localizado em Curaçá – BA, construído especificamente para a sua reintrodução no país. O projeto de reintrodução das ararinhas azuis no Brasil, segundo o ICMBio, só foi possível graças ao diversos parceiros que apoiaram e deram visibilidade a ele, dentre os quais foram destacados a Azul, a Embraer e a AkzoNobel.

ararinha azul


Fotos da nova aeronave Ararinha Azul

Sem mais delongas, seguem abaixo algumas fotos que fizemos da nova aeronave “Ararinha Azul” com diversos ângulos e detalhes, para que você, querido leitor, possa contemplá-la tanto quanto nós! 🙂


Detalhes do modelo E195-E2 da Embraer

A aeronave “Ararinha Azul” recebeu a matrícula PS-AEF, sendo do modelo Embraer E195-E2. Esse novo modelo, o maior desenvolvido no país, tem novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

É válido ressaltar que o E195-E2 possui tripla certificação pelas seguintes agências reguladoras: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC),  Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration – FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA).

O E195-E2 da Azul é uma aeronave narrow body, ou seja, de corredor único, possuindo a configuração 2-2. Todos os seus assentos, com acabamento de primeira qualidade, possuem tela de entretenimento individual. Confira a seguir algumas fotos que tiramos hoje do interior do Ararinha Azul, inclusive do cockpit.


Comentário

Foi extremamente gratificante poder acompanhar a apresentação da nova aeronave da Azul, batizada com o nome “Ararinha Azul”. A pintura, de muito bom gosto, retrata de forma muito harmônica a fauna e a flora do Brasil. Com destaque especial na fuselagem do “Ararinha Azul”, a presença de 6 ararinhas azuis presta uma homenagem a essa que é uma espécie de aves extinta na natureza, sendo encontrada apenas em cativeiros ao redor do mundo. Com o esforço conjunto do ICMBio – Instituto Chico Mendes e diversos parceiros, dentre eles a Azul, a Embraer e a AkzoNobel, foi possível viabilizar o projeto de reintrodução de 52 ararinhas azuis no Brasil, e esperamos que o projeto cresça de forma sustentável e que essas belas aves voltem a voar em sua plenitude no país!

Em resumo, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas:

  • Ganha o Brasil, por possuir a expertise da Embraer na produção de uma aeronave tão sofisticada tecnologicamente quanto é o E195-E2.
  • Ganham a Azul e seus clientes, por receberem da Embraer e da AkzoNobel uma aeronave de altíssimo padrão tecnológico e de conforto, com uma pintura diferenciada de extrema qualidade e bom gosto.
  • Por fim, ganham os céus do Brasil, por serem embelezados pela belíssima composição artística da pintura do “Ararinha Azul”, já considerado como o avião mais colorido da América do Sul!

O que você achou do “Ararinha Azul”? A pintura da aeronave te agradou? E quanto ao E195-E2, você já voou nesse modelo de aeronave?

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.