fbpx

Azul lança oficialmente o Azul Wi-Fi, veja como foi a nossa experiência

Notícias

Por Thiago Santos

Nesta quinta-feira (17), a Azul nos convidou para testar na prática o Azul Wi-Fi em um voo operado por um A320neo da companhia, entre os aeroportos internacionais de Campinas (VCP) e Belo Horizonte (CNF). Nessa matéria, vamos mostrar mais detalhes de como foi a nossa experiência.


Sobre o Azul Wi-Fi

Como apresentamos nessa matéria, no final do mês passado tivemos a oportunidade de ir até o hangar da Azul, o maior da América Latina, localizado ao lado da pista do Aeroporto de Campinas, para acompanhar o processo de instalação do Wi-Fi. Curiosamente, o avião que visitamos era o mesmo modelo – A320neo – que voamos ontem.

Segundo a companhia aérea, a disponibilidade da nova comodidade pretende revolucionar o conhecido modo avião em um recurso mais conectado, divertido e cheio de entretenimento ao oferecer internet gratuita nos voos.

A empresa também informou que pretende instalar o Azul Wi-Fi em todas as suas aeronaves. Atualmente, a companhia conta com 17 modelos em voos domésticos. Até o final do ano, o pretensão é de que pelo 35 aviões já estejam equipados com a novidade.

Vale ressaltar que o serviço é gratuito e é possível acessar serviços de streaming. Há relatos de leitores que conseguiram assistir uma partida inteira do campeonato brasileiro de futebol em um voo entre São Paulo e Recife sem enfrentar nenhum problema com a conexão. Porém, também há relatos de leitores que não conseguiram utilizar o serviço de maneira adequada.

Como a companhia pretende instalar em todas as suas aeronaves, muito provavelmente teremos a opção nas rotas internacionais. Porém, temos que esperar para saber se o serviço continuará gratuito ou será pago.

Marco Barbosa, Diretor de Experiência do Cliente da Azul, disse que a novidade pretende deixar a experiência dos passageiros a bordo das aeronaves da companhia ainda mais completa. “Durante anos, as pessoas precisaram se desconectar do mundo enquanto voavam, mas, agora, pra quem é Cliente Azul, o Modo Avião será completamente diferente e revolucionará o jeito de voar, reunindo diversas opções de entretenimento a bordo.”, completou o executivo.


Nossa experiência durante o voo

Para testar na prática o funcionamento do novo Wi-Fi da Azul, realizamos o voo AD4888 com origem no Aeroporto Internacional de Campinas (VCP) e destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF). 

Ao chegarmos em nosso assento, a comissária de bordo nos informou que o Wi-Fi já estava disponível. Caso você voe em uma aeronave já atualizada com a nova comodidade, basta seguir os seguintes passos para acessar o serviço:

  1. Coloque o seu smartphone em modo avião;
  2. Conecte-se a rede “Azul Wi-Fi”;
  3. Acesse esse site “www.azulwifi.com”para realizar seu cadastro;
  4. Pronto, você poderá desfrutar de toda a conectividade.

Segundo informações da Azul, conforme o sistema é atualizado, melhorado e disponibilizado em todas as aeronaves, a velocidade média será de cerca de 30mbps. E o seu ápice poderá chegar até 95mbps.

Embora seja considerada uma velocidade rápida, a latência – tempo que leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro – é muito alta (fato comum em Wi-Fi de avião). Isso faz com que em alguns casos, você possa ter problemas para utilizar suas redes sociais ou navegar pela web.


Living HNK

A convite da Azul em parceria com a BH Airport, tivemos oportunidade o espaço Living HNK. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o quinto do mundo a contar com o Living Heineken, um bar da cervejaria com conceito de lounge dentro do terminal. Nele, você pode assistir esportes, saber as notícias dos voos e tomar aquela gelada!

O design do ambiente é moderno e remete as cores da cervejaria, com leds verdes e uma composição de telões sob o teto que transmitirão os principais eventos esportivos. O mobiliário é variado, com mesas e cadeiras altas e baixas, além de poltronas para uma vivência mais aconchegante.

Com a chegada do Living Heineken em Belo Horizonte, o aeroporto é o segundo do Brasil e quinto no mundo a contar com o serviço. Além de Belo Horizonte, contam com o bar o Aeroporto Internacional de São Paulo, Amsterdã, Nova York e Singapura.


Comentário

Como relatamos durante nossa cobertura no Instagram, a experiência foi proveitosa. O Azul Wi-Fi nos manteve conectado durante todo o voo (apesar de algumas oscilações) e nos permitiu acessar redes sociais e navegar na web de forma satisfatória, oferecendo uma excelente comodidade durante o trajeto.

Lembrando que, por enquanto, apenas 17 aeronaves contam com o equipamento, mas em um futuro não tão distante, você poderá contar com o serviço em todos os jatos da companhia.

Você já testou o Wi-Fi gratuito da Azul? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.