fbpx

Veja como foi o nosso dia na UniAzul e no hangar da Azul em Campinas

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A convite da Azul, o PP foi até a UniAzul, universidade corporativa para formação de tripulantes da companhia, acompanhar um pouco mais de perto o treinamento prático pelos quais passam esses profissionais. Além disso, fomos até o hangar localizado ao lado do Aeroporto Internacional de Campinas (VCP) para acompanhar o processo de instalação do Wi-Fi e a higienização das aeronaves. Nessa matéria, vamos mostrar mais detalhes de como foi esse dia.


UniAzul e o treinamento prático dos comissários

Fundada em 2012, a UniAzul fica localizada próxima ao Aeroporto Internacional de Campinas. Possui uma área total de 60.000 m² e conta com vinte salas de aulas. Por conta da pandemia, a maior parte de suas aulas estão sendo ministradas de maneira remota. A universidade possui diversos programas, como cursos para formação e treinamento de comissários, pilotos e agentes de aeroporto. Segundo a companhia, mais de 14.000 tripulantes – nome dado a todos os funcionários da Azul – de todas as áreas passam por lá pelo menos uma vez durante no ano.

A universidade realiza o treinamento de seus comissários com aulas prática em mockups (uma espécie de simulador de cabine). Atualmente, a UniAzul possui modelos do ATR, do Embraer e do Airbus, que conta com uma escorregadeira, onde é realizado o treinamento de abertura de portas e situações de emergência.

O que visitamos era especificamente um mockup do A320, que contava com portas reais dos aviões A320, A321 e A330. Dentro dele é possível simular cenários envolvendo fogo, despressurização com a queda de máscaras, pousos de emergência, etc. Esse tipo de treinamento tem sido realizado de forma presencial.

Vale ressaltar que todos os comissários de bordo são treinados para resolver qualquer tipo de emergência, tendo o conhecimento de primeiros socorros para poderem auxiliar todos os que estão a bordo, inclusive os pilotos. É de extrema importância atender todas as solicitações feitas por eles, como colocar o seu smartphone em modo avião, deixar a poltrona na posição vertical nos procedimentos de pousos e decolagens e todos os outros que podem parecer “chatos” mas são muito importantes para manter a segurança do voo.


Simuladores de voos

Além de toda a estrutura para o treinamento dos comissários de bordo, a universidade dispõe de simuladores de voos destinado a pilotos. A simulação é full motion e 100% fiel a realidade que os comandantes encontram ao realizar um voo real, como ruídos, movimentos, alarmes emitidos pela aeronave, etc. A companhia possui modelos dos fabricantes Airbus, ATR e Embraer.

Tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto o simulador da aeronave Embraer 190:

Infelizmente não pudemos “levantar voo”, mas conseguimos ver de perto a complexidade de uma cabine. São inúmeros botões e sistemas que são gerenciados da melhor forma para permitir que possamos voar da maneira mais segura possível!

A universidade também conta com um outro tipo de simulador chamado FTD (Flight Training Device), que possui um custo reduzido comparado ao simulador full motion, e apesar de ser uma experiência “estática” sem a reprodução fiel dos movimentos, também é importante para a formação dos pilotos.


Instalação do Wi-Fi 

No período da tarde, fomos até o hangar MRO – o maior da América Latina – localizado ao lado da pista do Aeroporto de Campinas, para acompanhar o processo de instalação do Wi-Fi e a higienização das aeronaves.

O local foi construído em uma área de 100 mil m² e foi inaugurado no início do ano passado, com um investimento de mais de R$20 milhões. Lá ocorrem os processos de manutenção e check-up para manter as aeronaves seguras para continuarem realizando seus voos.

E é lá também que está ocorrendo a instalação do Wi-Fi para garantir a todos os passageiros uma maior comodidade durante sua viagem. Tive a oportunidade de entrar em um dos A320 que estava em manutenção para acompanhar o processo:

Além da modernização, a aeronave estava passando por outros reparos adicionais. A Azul ressaltou que todos o processo leva em torno de nove dias para ser concluído. Toda a programação estabelecida tem que ser seguida à risca, pois se houver algum atraso no retorno da aeronave, poderá causar atrasos em toda a malha aérea e, consequentemente, um enorme prejuízo para a companhia.

Segundo a empresa, 11 A320 e 2 Embraer 195-E2 já possuem Wi-Fi instalado, sendo possível utilizar até 30 mega sem custos para o passageiro. O objetivo da Azul é que ao final do ano, 30 de suas aeronaves estejam equipadas com a novidade e a companhia espera equipar toda a sua frota o mais rápido possível.


Higienização das aeronaves 

Com o avanço da pandemia no Brasil, as medidas e protocolos de segurança tiveram que ser intensificados para garantir a retomada das viagens da melhor forma possível.

Diante de tal cenário, a Azul está realizando uma higienização profunda de suas aeronaves com raios ultravioleta da HoneyWell.

O funcionário que demonstrou como é feito o procedimento afirmou que tal limpeza mata todos os possíveis vírus e bactérias que são atingidos pelo raio UV que possam estar na cabine, trazendo uma maior segurança para os passageiros e para a tripulação de bordo.

Ao perguntarmos com qual frequência é realizada a higienização, obtivemos a resposta que são feitas durante a noite, pois durante o dia o trânsito de aeronaves é muito rápido. Geralmente, no período noturno há uma menor demanda, e com isso a companhia aproveita para realizar o processo todas as noites.

Porém, no intervalo entre os voos matutinos e vespertinos também são realizadas limpezas reforçadas com o intuito de gerar uma maior segurança contra o novo coronavírus.


Comentário

Foi uma experiência incrível passarmos o dia conhecendo tudo o que a Azul se disponibilizou a nos mostrar. É de extrema importância compartilhar com você que a companhia está seguindo rigorosos protocolos de segurança para trazer uma maior tranquilidade ao voarmos novamente nesse momento tão delicado.

Além disso, foi maravilhoso emergir e saber um pouco como funciona a tão falada “Cultura Azul”, onde os tripulantes aprendem e absorvem o principio de estabelecer uma boa relação com o cliente desde o primeiro dia de treinamento.

Aliás, como curiosidade, caso você deseje ser comissário(a) de bordo, não existe idade mínima para iniciar o curso. Se você tem o sonho de seguir com essa maravilhosa profissão nunca é tarde para começar!

Amanhã (17) teremos a oportunidade – a convite da Azul – de testar na prática como funciona o Wi-Fi gratuito já disponível em algumas aeronaves da companhia. Faremos um voo entre o Aeroporto Internacional de Campinas (VCP) e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF) em um Airbus A320.

Acompanhe nossa cobertura no Instagram @passageirodeprimeira! Até lá!


Por Thiago Santos, colaborador do PP.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.