fbpx

Azul vai passar a operar suas aeronaves modelo ATR72-600 para Fernando de Noronha

Notícias

Por Priscila Brisighello

Em comunicado à imprensa, a Azul confirmou as alterações em sua operação no Aeroporto de Fernando de Noronha e passará a operar as suas aeronaves modelo ATR72-600 nos voos que ligam Recife à ilha a partir do dia 12 de outubro de 2022. A medida foi adotada em razão das condições operacionais da pista de pouso e decolagem, após realização de análise técnica e alinhamento com todas as instituições envolvidas sobre as condições existentes.

Azul ATR


Entenda o caso

Conforme publicamos aqui, na última quarta-feira (05), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) notificou as companhias Azul e GOL em relação à medida acautelatória de restrição às operações de aeronaves a jato no aeroporto de Fernando de Noronha. A medida entrará em vigor a partir do dia 12 de outubro de 2022 e visa à segurança das operações no aeroporto do arquipélago devido à degradação das condições do pavimento da pista de pouso e decolagem.


Comunicado da Azul

Com a proibição de aviões a jato no Aeroporto de Fernando de Noronha, a Azul confirmou que, então, passará a operar a rota entre Recife e arquipélago com suas aeronaves modelo ATR72-600. Ainda, a companhia afirmou que apoia a decisão da ANAC e que vai continuar trabalhando durante todo o processo de alteração da operação e de melhoria da infraestrutura da pista, o qual já foi iniciado.

De acordo com a Azul, a restrição da operação de aeronaves a jato é cabível, uma vez que a degradação de pavimento, associada às características de peso e motores dessas aeronaves, poderia gerar descolamento da camada asfáltica da pista e ingestão pelas turbinas. Diante deste cenário, a operação com aeronaves ATR72-600, que são mais leves e com motores altos, além da hélice, é a mais segura.

Por fim, a empresa afirmou que também está trabalhando com o Governo de Pernambuco, administração da Ilha e do aeroporto, para garantir apoio a todos esforços que já estão em curso para a melhoria da infraestrutura no local.”Reforçamos nosso compromisso com a segurança das operações e todos os esforços para retomada das operações sem restrições em Fernando de Noronha. Além disso, a empresa está trabalhando para mitigar qualquer possível impacto a nossos Clientes e atualizando a ANAC e demais instituições envolvidas de nosso plano de operações e contingência.


Comentário

Como havíamos reportado hoje mais cedo, a Azul já tinha destacado que há, em sua frota, modelos de aeronaves cuja operação está permitida. Com o atual pronunciamento, ficou confirmada a operação de suas aeronaves modelo ATR72-600 nos voos que ligam Recife à ilha.

Em relação à GOL, os passageiros que possuem passagem para Fernando de Noronha devem entrar em contato com a companhia aérea, a qual se colocou à disposição em sua central de atendimento pelo número 0300-115 2121, para saber quais são as opções diante tal cenário. Vale ressaltar que essa é uma medida acautelatória e ainda poderá ser revogada.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.