O Banco Central autorizou ontem (30) a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp. Como parte do processo, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos” e a Visa e a Mastercard receberam autorizações para dois “arranjos de pagamento” abertos.
Comunicado do Banco Central
O Banco Central do Brasil (BC) concedeu, nesta terça-feira (30/03), autorização para o funcionamento:
a) de dois arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. (Visa) e pela Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda. (Mastercard); e
b) de uma instituição de pagamentos na modalidade Iniciador de Transações de Pagamentos pela Facebook Pagamentos do Brasil Ltda.
Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários.
As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC.
O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos.
A relação atualizada dos arranjos integrantes do SPB autorizados pode ser encontrada aqui.
Com o modelo autorizado pelo Banco Central, o aplicativo de mensagens apenas iniciará as transações entre contas dos clientes em suas respectivas instituições. Para que possa ser utilizado, os usuários devem cadastrar como credencial o número do cartão de débito ou pré-pago de bandeiras Visa ou Mastercard.
Em nota o WhatsApp informou que “recebeu com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central” e que está “empenhado nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível”.
O que você achou da novidade? Pretende realizar transferências pelo aplicativo de mensagens? Para mais informações sobre os pagamentos via WhatsApp clique aqui.