Black Signature – saiba como conquistar a categoria mais alta do LATAM Pass

LATAM Pass

Por Jessika Dantas

*Imagem concedida pela LATAM.

☞ pular para…


Categorias Elite

As categorias Elite são status do programa de fidelidade LATAM Pass. Ao se cadastrar, você passa a ser um cliente LATAM e, a cada voo, você junta pontos e trechos qualificáveis para subir de categoria e adquirir mais benefícios.

Existem cinco categorias: Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature, as quais são determinadas pela quantidade de pontos ou trechos qualificáveis que você acumula. Elas permitem que tenha acesso a múltiplos benefícios, como um maior acúmulo de pontos ou milhas, cupons de upgrade de cabine, atendimento personalizado, entre outros.

Para saber qual é a sua atual categoria e/ou quanto falta para conquistar o próximo nível, você precisa acessar a sua conta LATAM e, depois, entrar em “Minha conta”. Em seguida, clique em “Confira seus pontos e trechos qualificáveis” e, na próxima tela, você terá acesso a quanto falta para atingir a próxima categoria. Veja o exemplo abaixo:

Note que, se você tiver a categoria mínima no programa de fidelidade, que é a LATAM, vai mostrar quanto falta para você atingir a próxima categoria, Gold, no seu extrato. Confira a seguir:

No entanto, se você já possui uma categoria mais elevada, o extrato vai mostrar quanto falta para você continuar na mesma categoria.

Cada categoria tem benefícios exclusivos para você aproveitar na compra, resgate ou experiência de suas viagens. A partir do momento que você atinge um status, você já pode utilizar os seus benefícios, que serão válidos até o dia 31 de março do ano posterior.


Pontos Qualificáveis x Trechos Qualificáveis

Como falamos acima, para subir seu status no programa de fidelidade, é necessário ter pontos ou trechos qualificáveis, os quais irão servir apenas para identificar a categoria que o usuário pertence. Vejamos:

Pontos Qualificáveis

Há dois tipos de pontos no LATAM Pass: aqueles que você pode juntar e resgatar por produtos e passagens, como aqueles que são chamados de qualificáveis. Estes últimos, por sua vez, servem exclusivamente para subir de categoria dentro do programa de fidelidade, sendo que sua contagem diferencia-se dos pontos resgatáveis

Você pode acumular pontos qualificáveis por meio de viagens com a LATAM Airlines e companhias parceiras, bem como com o cartão co-branded LATAM Pass Itaú. A quantidade acumulada com os voos, por sua vez, irá depender do preço da sua passagem (sem o valor das taxas) e do seu destino. Mas atenção! No programa de fidelidade LATAM Pass, a emissão de passagens com pontos não dará direito a pontos qualificáveis.

Caso queira descobrir quantos pontos qualificáveis você tem direito, basta fazer o seguinte cálculo:

  • Voos nacionais: o valor da passagem em reais (sem taxas) multiplicado por 2,5;
  • Voos internacionais: o valor da passagem em dólar (sem taxas) multiplicado por 6.
Trechos Qualificáveis

Os trechos qualificáveis são contabilizados a cada voo feito com a LATAM. Neste caso, considera-se as conexões, mas não entram para o cálculo as escalas*. Veja abaixo quantos trechos qualificáveis irá receber por voo:

  • Cabine Economy: 1 trecho qualificável por voo;
  • Cabine Premium Economy e Business: 2 trechos qualificáveis por voo.

Exceção a regra, se o voo for comercializado por outras companhias aéreas, você não acumulará trechos qualificáveis. Do mesmo modo, passagens emitidas com pontos não somam na contagem.

Vale ressaltar que nos voos que forem concedidos upgrade cortesia, leilão ou instantâneo os pontos não são contabilizados em dobro.

* Escala: paradas em aeroporto antes de chegar ao destino final (não precisa descer da aeronave). Conexão: ocorre paradas para embarque, desembarque e abastecimento (precisa descer da aeronave).


Pontos e Trechos Qualificáveis por categoria

Agora que você já entendeu que, para ter uma categoria Elite no LATAM Pass, é preciso atingir uma determinada quantidade de pontos ou trechos qualificáveis, vem a próxima dúvida: que quantidade é essa? Confira abaixo os mínimos necessários:

Assim que conquistar uma categoria, o membro já poderá usufruir de suas vantagens no mesmo momento. Lembrando que, quanto maior a categoria, melhores são os benefícios.


O que é Black Signature

Black Signature é o nível mais alto das categorias Elites do LATAM Pass. Trata-se de uma forma que o programa de fidelidade encontrou de beneficiar os seus passageiros mais frequentes e fiéis, tornando as suas viagens e atendimento únicos, com exclusividade e diferenciação.

Conheça seus benefícios:

Upgrade de cabine cortesia com cupons

Para clientes Black Signature, a LATAM oferece cupons de Upgrade ilmitado para voos na América do Sul, e 14 cupons para voos fora da América do Sul.

Em resgates ou compras de passagens nas tarifas Plus e Top, em voos nacionais e internacionais, comercializados e operados pela LATAM Airlines, é possível solicitar upgrade de cabine na abertura do check-in. O benefício será concedido conforme disponibilidade.

Terá prioridade na solicitação o passageiro que solicitar primeiro e/ou tiver a maior categoria dentro do programa de fidelidade. Casso possua um cartão de crédito LATAM Pass Itaú, a preferência será maior.

Deste modo, um cliente Black Signature sempre terá preferência em relação àquele que tem categoria Gold ou apenas Latam, por exemplo.

Seleção de assento e Espaço LATAM+

Os passageiros Black Signature podem escolher, sem custo adicional, o assento que deseja assim que realizar a compra/resgate da passagem. Deste modo, poderá desfrutar de uma experiência de viagem ainda melhor, com benefícios exclusivos para voar com mais comodidade, mais espaço para as suas pernas, além de compartimento de bagagem exclusivo e prioridade no embarque, caso opte pelos assentos LATAM+.

O benefício engloba, além do titular da conta, mais um acompanhante em voos domésticos e internacionais.

Check-in preferencial

Os clientes da categoria máxima do LATAM Pass possuem fila preferencial para check-in e despacho de bagagem. O benefício é válido para voos LATAM Airlines e companhias parceiras em todas as cabines.

Embarque preferencial em voos LATAM dentro do Brasil e internacionais

Além do check-in, também há o benefício do embarque preferencial, válido para voos LATAM e companhias parceiras, em suas rotas nacionais e internacionais.

Acesso a Salas VIP LATAM

Em voos internacionais, os passageiros Black Signature possuem acesso a Salas VIP exclusivas da LATAM. O benefício está disponível para o titular da categoria e sua família direta voando juntos.

Caso o seu voo esteja atrasado, antecipado ou cancelado e o aeroporto não possuir nenhuma sala da LATAM, basta entrar em contato via WhatsApp através do número (+55 11) 975964503 e uma equipe personalizada encontrará uma solução para você.

Special Service

Em voos nacionais (alguns estados) e internacionais, a LATAM tem atendentes especializados para auxiliar os passageiros (titulares e família direta) em todo o processo necessário no aeroporto.

Bagagem prioritária

As bagagens dos passageiros frequentes são etiquetadas de forma que saia dentro do primeiro grupo de malas, sempre e quando possível, oferecendo maior agilidade no recebimento da bagagem na esteira do aeroporto. Geralmente, terá um atendente Special Service esperando os clientes Black Signature (e acompanhante), perto da esteira, já em posse das bagagens.

Bagagem despachada adicional em voos LATAM

O benefício está disponível em todos os voos, nacionais ou internacionais, comercializados e operados pela LATAM Airlines, e consiste na possibilidade de levar uma bagagem adicional de até 23 quilos com dimensões especiais. A entrega da mesma só pode ser feita nos balcões de check-in da LATAM.

Antecipe ou adie o seu voo no mesmo dia

Aconteceu algum imprevisto e precisa antecipar ou adiar o horário do seu voo nacional? Os passageiros Black Signature possuem esse benefício sem custo adicional, mediante disponibilidade. Vale ressaltar que a alteração só pode ser efetuada após abertura do check-in e a mudança de horário precisa ser na mesma data do voo.

Atendimento exclusivo

Clientes Black Signature possuem acesso a atendimento especial através do telefone 0800 771 1077. O serviço também é disponível pelo WhatsApp.

Prorrogação da categoria por maternidade

Nós sabemos que, em um determinado período da gravidez e no pós-parto, a gestante/puérpera tem restrições para viajar. Neste caso, como realizar os voos necessários para manter o status elite? Pensando nisso, a LATAM disponibiliza a ampliação da vigência da categoria Elite por mais um ano para que, dessa maneira, a passageira possa continuar desfrutando de todos os benefícios conquistados.

Serviço de berço sem custo

Para as viagens acompanhadas de um bebê de até 10kg e medindo menos que 71 cm, os passageiros Black Signature podem solicitar um berço, cômodo e seguro, para acomodá-lo, independente da tarifa escolhida, inclusive, se estiver na primeira fileira do avião.


Como conquistar a categoria Black Signature

Conforme visto anteriormente, para atingir a categoria Black Signature, é necessário ter 160.000 pontos qualificáveis ou 120 trechos qualificáveis, os quais devem ser adquiridos exclusivamente através de voos com a LATAM. Vale lembrar que Cabine Premium Economy e Business somam 2 trechos qualificáveis e que passagens aéreas emitidas com pontos não são contabilizadas no cálculo.


Dúvidas frequentes

Serei Black Signature para sempre?

Não! Você precisa renovar a sua categoria a cada ano cível, isto é, de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

Após o final do período, volto a ter a categoria padrão LATAM?

Não. Exemplo: Se você adquiriu o status em janeiro de 2024, sua qualificação será mantida até março de 2025. Após esse mês, caso não renove o número de pontos qualificáveis ou trechos voados, você voltará a ser Black em abril de 2025 e assim sucessivamente.

Para renovar o status preciso fazer quantos voos?

Precisa refazer os 120 trechos qualificáveis ou os 160.000 pontos qualificáveis. Nesse ano, já houve o crédito de todos os pontos qualificáveis excedentes de 2023.

Posso emitir as passagens com milhas?

Para contabilizar os pontos ou trechos qualificáveis, é necessário que a passagem seja pagante.

Premium Economy, Economy ou tanto faz?

Se você pretende computar os trechos de uma forma mais rápida, recomendamos que emita suas passagens na cabine Premium Economy para que pontue 2 vezes mais a cada trecho voado, sendo necessário ter voar menos para conquistar a categoria. Caso a emissão tenha sido feita em Economy, a pontuação será a normal (1 trecho por voo) e haverá a necessidade de voar 120 trechos pra conquistar a categoria Black Signature.


Comentário

Como falamos neste texto, são inúmeros os benefícios por ser categoria top tier no LATAM Pass. Desde salas VIP exclusivas ao redor do mundo, Special Service, upgrade de cabine e outras regalias, manter um status na companhia faz toda a diferença, principalmente para quem não abre mão de conforto e um plus no atendimento.

Ter uma central de atendimento exclusiva, prioridade para recebimento das malas e uma pessoa te recepcionando na aeronave com uma van só para você é uma atenção e tanto para com o passageiro frequente, não é mesmo? Apesar do investimento, já que são contabilizados apenas os voos pagantes, os custos são pagos diante de tudo que é oferecido.

Aqui no PP, temos alguns “BSs” e outros renovando o status. E você, é cliente Black Signature do LATAM Pass?


confira as últimas matérias publicadas sobre o LATAM Pass:

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
3 Meses de Alertas grátis!
3 Meses de Alertas grátis!Abra sua conta na Nomad e ganhe 3 meses de acesso ao Grupo de Alertas do PP no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.