A Boeing está investindo US$ 20 milhões na Virgin Galactic, empresa do Grupo Virgin focada em viagens espaciais. As empresas trabalharão juntas para ampliar o acesso ao espaço e transformar as tecnologias globais de viagens.
Até o momento, a Virgin Galactic investiu US$ 1 bilhão para construir sistemas espaciais reutilizáveis por humanos, projetados para permitir que cada vez mais pessoas experimentem e utilizem o espaço. Em julho, a empresa anunciou sua intenção de se tornar uma entidade de capital aberto por meio de uma combinação de negócios com a Social Capital Hedosophia Holdings Corp.
O investimento da Boeing será feito em troca de novas ações da Virgin Galactic e, portanto, depende do fechamento dessa transação, com previsão para o quarto trimestre de 2019. Com isso, qualquer futuro investimento será realizado na empresa após a conclusão do acordo.
Esse investimento reúne duas empresas com vasta experiência na indústria espacial. A Virgin Galactic é pioneira no vôo espacial humano comercial e é a primeira e única empresa a colocar humanos no espaço em um veículo construído para serviços comerciais, tendo construído e pilotado um veículo de passageiros que atinge velocidades Mach 3.
De um lado temos a Virgin Galactic, que pode projetar, construir, testar e operar uma frota de veículos aeroespaciais avançados. Do outro a Boeing, que possui experiência no transporte de pessoas para a órbita e na construção e operação de grandes estruturas no espaço. Como parte de todos os programas espaciais tripulados dos EUA, a Boeing atua como principal contratada da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS) e está preparando a nova cápsula espacial Starliner reutilizável e reutilizável para lançamento na ISS.
Gosta da ideia de viagens para o espaço? Segundo as empresas, mais informações sobre projetos específicos serão compartilhadas no futuro.