fbpx

Brasil é terreno fértil para pagamentos via aplicativos de mensagem e redes sociais

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Depois que o novo recurso de pagamentos no WhatsApp foi lançado, uma pesquisa encomendada pela Mastercard revelou o interesse dos brasileiros por pagamentos em tempo real – modalidade que permite transações ininterruptas, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias do ano e com disponibilização dos fundos em tempo real.


A pesquisa

De acordo com o levantamento, cerca de 75% dos entrevistados gostariam de poder pagar em tempo real independentemente do provedor de serviços financeiros, enquanto 53% gostariam utilizar essa forma de pagamento via aplicativos de mensagens ou redes sociais.

Facilidade e conveniência foram apontadas como os principais benefícios percebidos dos pagamentos digitais. Os dados reforçam a percepção de que o Brasil é terreno fértil para a evolução dos pagamentos em tempo real, pauta que está em discussão no Banco Central. Essa modalidade de pagamento oferece a oportunidade de capturar uma parte significativa do volume de transações realizadas. No Brasil, os pagamentos eletrônicos representam cerca de 44% do consumo das famílias, segundo dados da Abecs, e os pagamentos em tempo real representam mais uma forma de ampliar essa participação de pagamentos eletrônicos.

A pandemia da COVID-19 também trouxe inúmeras mudanças para os consumidores. Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter mudado o comportamento de pagamento devido à pandemia e cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ter aumentado o uso de pagamentos digitais devido ao distanciamento social.

Apesar de famintos por novidades, os brasileiros querem garantias de que as transações que fazem sejam seguras. Entre os respondentes, 15% não experimentariam um novo método de pagamento pela preocupação com a segurança. Reconhecimento de impressão digital foi considerada a forma mais rápida e segura de autenticar pagamentos para 89% dos respondentes, seguida por reconhecimento de retina (80%); reconhecimento facial (69%); senha numérica pessoal (65%); microchip subcutâneo (53%) e identificação de voz (40%).

Os brasileiros também demonstraram um intenso apetite por novos serviços que tornem suas vidas mais fáceis. Mais de 70% dos respondentes gostariam de utilizar o celular para pagar todas as formas de transporte público, enquanto 56% considerariam útil poder dividir o custo de uma compra com outras pessoas – uma refeição compartilhada, por exemplo – no momento do evento.

As entrevistas online foram conduzidas pela Kantar, por solicitação da Mastercard, entre os dias 26 e 30 de maio com 508 consumidores brasileiros bancarizados de todas as regiões do país e portadores de smartphone.


Futuro

Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam em tempo real. Mais de 40% dos entrevistados acreditam que as lojas não aceitarão mais pagamentos em dinheiro, enquanto 27% desejam poder realizar pagamentos por meio de seus assistentes virtuais e 25% acreditam que não haverá mais agências bancárias – apenas bancos virtuais.


O que você acha sobre os pagamentos via aplicativos de mensagem? Você está pronto para incorporá-los no seu dia a dia?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.