fbpx

Brasil passa a exigir certificado de vacinação para entrada de crianças no país

Notícias

Por Equipe

O Brasil passou a exigir o certificado de vacinação contra a COVID-19 de crianças a partir de 5 anos para entrada no país. Nessa matéria trazemos todos os detalhes da nova medida que já está em vigor e não se aplica para passageiros que tenham iniciado viagem antes do dia 14 de janeiro de 2022.

Como preencher DSV


Sobre a nova medida

De acordo com a Nota Informativa nº2/2022 atualizada na última sexta-feira (11) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, todas as crianças com ou maiores de 5 anos que ingressarem no Brasil, salvo as exceções, deverão apresentar o passaporte da vacinação, incluindo os menores brasileiros.

Segundo a nova regra, a apresentação do certificado com a imunização completa do menor deverá ocorrer no momento do check-in.

Veja abaixo a lista de países que já iniciaram a vacinação infantil e as crianças deverão apresentar o certificado de imunização:

  • Argentina, Austrália, Bahrein, Bolívia, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, China, Cuba, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos da América, Indonésia, Israel, Paraguai, Peru, Reino Unido, Suíça, União Europeia, Uruguai e Venezuela.

Ainda de acordo com o governo, apenas crianças que estão fora do país há mais de 30 dias (com viagem iniciada até dia 14/01/2022) ou são viajantes de países onde a vacinação disponível é insuficiente estarão livres de apresentar o documento. Para acessar a lista dos respectivos países, clique aqui.

Para as crianças com ou menores de dois anos, não há exigência do passaporte da vacina e nem de um teste negativo para COVID-19, desde que seus acompanhantes estejam negativos para a doença.


Criança sem o comprovante de vacinação

Caso a criança não possua o comprovante de vacinação, deverá cumprir quarentena obrigatória por 14 dias em seu destino final aqui no Brasil, exatamente no endereço fornecido ao preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

Caso a criança não possua nenhum sintoma da doença (assintomática) e realizar um teste com resultado negativo a partir do quinto dia de isolamento, poderá encerrar sua quarentena.

Além disso, as crianças que não puderem se vacinar por motivos médicos ou razões humanitárias não precisarão apresentar o passaporte vacinal.


Sobre a Declaração de Saúde do Viajante (DSV)

A Declaração de Saúde do Viajante (DSV) é um formulário que deve ser preenchido tanto por brasileiros, quanto por estrangeiros, de todas as idades e enviado com no máximo 72h antes do embarque no voo que se destina ao Brasil. Se você for realizar uma viagem essencial ou de emergência, é preciso se programar para ter acesso à internet e preencher a DSV dentro do prazo.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo principal do formulário é o monitoramento oportuno mediante o recebimento online de informações de saúde pelas autoridades de saúde competentes. Essas informações antecipadas são primordiais para o acompanhamento da saúde do passageiro durante o voo. Dessa forma, é imprescindível o preenchimento do formulário exclusivamente por meios digitais.

Durante o ano passado, fizemos um guia completa de como preencher o DSV corretamente. Para acessar, clique aqui.


Algum leitor com planos de viajar ao exterior com crianças nas próximas semanas? Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.