As fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento atingiram a capital paulista e a região metropolitana na manhã desta segunda-feira (22), afetando a operação no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos. Até o momento, alguns voos foram cancelados e outros alterados.
Impactos na operação do aeroporto
Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o terminal, o aeroporto segue operando normalmente. No entanto, devido às formações meteorológicas na região, alguns voos precisaram ser alterados e outros cancelados.
Entre os voos impactados, estão:
- LATAM 3419 (Porto Alegre–São Paulo), previsto para 14h20, chegou apenas às 15h22;
- LATAM 4671 (Florianópolis–São Paulo), previsto para 14h25, pousou às 14h40;
- LATAM 4609 (Navegantes–São Paulo), programado para 15h15, foi cancelado;
- LATAM 4727 (Salvador–São Paulo), previsto para 15h20, também foi cancelado;
- LATAM 3506 (Fortaleza–São Paulo), previsto para 15h25, cancelado;
- GOL 1532 (São Paulo–Ilhéus), com saída prevista às 15h50, atrasado para 16h30;
- GOL 9122 (São Paulo–Cuiabá), previsto para 14h35, partiu apenas às 16h30;
Esses exemplos ilustram a instabilidade operacional enfrentada ao longo do dia, especialmente nos terminais 2 e 3, de onde partem a maioria dos voos domésticos e internacionais de Guarulhos. Confira o status do seu voo.
Condições meteorológicas
De acordo com a Climatempo, as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h, além da possibilidade de chuva volumosa e queda de granizo em diversas áreas do estado. O monitoramento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção para as baixas temperaturas a partir das 8h55. Imagens de radar mostraram instabilidade com chuva moderada a forte entre Sorocaba e Jundiaí.
Ainda segundo o CGE, há possibilidade de pancadas de chuva moderadas e fracas, formação de alagamentos e rajadas de vento que podem alcançar 70 km/h. O volume de chuva acumulado em São Paulo até as 7h desta segunda já era de 20,3 mm, o que representa 30,4% da média histórica de setembro (66,7 mm).
Na terça-feira (23), o risco de novos temporais permanece elevado, principalmente durante a madrugada. A previsão também indica chuva para quarta-feira (24) e sexta-feira (26).
Após a passagem da frente fria, o ar de origem polar deve provocar declínio acentuado das temperaturas máximas entre terça-feira e domingo (28), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Meu voo foi cancelado. E agora?
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
Para saber seus direitos como passageiro, clique aqui.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Comentário
As condições climáticas instáveis afetam a operação aérea em São Paulo, principalmente em Guarulhos, que é o principal hub internacional do país. Passageiros devem acompanhar o status de seus voos junto às companhias aéreas.