fbpx

Classe Executiva da Austrian Airlines no A320 – Paris para Vienna

Avaliações Cias Aéreas Classe Executiva

Por Rodrigo Betancourt

Oi, pessoal! Eu me chamo Rodrigo, faço parte da equipe do PP e vou compartilhar com vocês o meu primeiro review aqui no site! Vou contar como foi a minha experiência voando com a Austrian Airlines de Paris para Vienna, que foi o primeiro voo da minha viagem entre a França e os Estados Unidos.

Voo Austrian Airlines OS420 – 20/07/2022
Paris (CDG) ✈ Vienna (VIE)
Assento: 2A – Classe Executiva
Partida: 07:10 / Chegada: 09:05 / Duração: 1h45
Aeronave: A320

pular para… 


Aeroporto e embarque 

O dia começou bem cedo, no Aeroporto Charles De Gaulle (CDG), em Paris. Com decolagem prevista às 07h10, cheguei ao aeroporto por volta das 05h00. A Austrian, assim como as outras empresas do grupo Lufthansa, opera no Terminal 2B do CDG. Como estava voando na classe executiva, pude utilizar o check-in prioritário, portanto a experiência foi super rápida.

Infelizmente, pelo horário, quase tudo no terminal estava fechado, inclusive as Salas VIP. Acabei optando por seguir direto para o portão D60 e aguardar o embarque.

O embarque aconteceu pela remota (fomos de ônibus até a aeronave) e foi realizado de maneira confusa, sem muito respeito às prioridades. Além disso, ficamos quase 15 minutos esperando o transporte sair do terminal e nos levar até a aeronave.

Apesar da chuva, o visual não desapontou!


Assento e Cabine

Como de padrão nas companhias aéreas europeias, a classe executiva nada mais é do que os assentos da classe econômica com a poltrona do meio bloqueada e, em alguns casos, espaço extra para as pernas. As empresas adotam este modelo para poder ajustar a capacidade das classes de acordo com a demanda.

No voo deste review, éramos 8 viajando na classe executiva, acomodados em 2 fileiras.

Viajei na 2A, poltrona na janela.

Na hora de escolher sua poltrona, recomendo analisar quais são suas prioridades:

  • Se você prefere ter espaço adicional para as pernas, escolha a fileira 1, já que não há poltronas à sua frente. Desvantagem: todos os seus itens devem ir guardados nos compartimentos de bagagem durante pouso e decolagem; ou
  • Se você prefere ter acesso a sua bagagem de mão durante todo o voo, escolhera a fileira 2, já que é possível guardar seus itens pessoais embaixo da poltrona à sua frente. Infelizmente, o espaço para as pernas é menor.

Como o voo era curto, resolvi optar pela segunda fileira para estar com a minha mochila durante todo o trajeto. Se o voo fosse um pouco mais longo, haveria optado por viajar na fila 1.

Se você estiver com dúvidas sobre qual poltrona escolher, a Austrian disponibiliza um tour virtual de sua cabine. Para embarcar virtualmente no A320 da empresa austríaca, clique aqui.


Entretenimento de bordo

Depois que sentei, fui logo explorar as opções de entretenimento. No encosto da cadeira à minha frente, encontrei as revistas Melangerie (menu para a venda de alimentos na classe econômica da Austrian, que pode ser encontrado neste link) e a Fly & Buy (revista de duty free, que pode ser encontrada neste link).

Eu confesso que adoro ler a revista de bordo da empresa, então senti falta da versão física dela. Só quando cheguei ao meu destino final que descobri a possibilidade de fazer o download de vários materiais de leitura através da plataforma eJournals da Austrian – basta acessar este link 5 dias antes do voo para baixar os exemplares desejados.

Neste voo, também era possível se conectar à rede Wi-Fi da aeronave. A Austrian oferece as seguintes opções de acesso à internet:

A Austrian é uma das diversas companhias aéreas que tem parceria com a Boingo, que oferece acesso a diversos hotspot (pontos de acesso) de internet Wi-Fi por todo mundo. Infelizmente, a Mastercard rompeu com a parceria com a empresa e, desde agosto deste ano, os portadores dos cartões de crédito da bandeira na variante Black não podem mais utilizar o Wi-Fi das aeronaves da companhia de forma totalmente gratuita.

Além das opções pagas, é possível utilizar o Wi-Fi da empresa para ter acesso a informações de sua viagem. A rede da Austrian se chama FlyNet e, após se conectar, uma das opções é acompanhar o voo através de um mapa informativo:

Além disso, detalhes sobre o voo (velocidade, altitude de voo, tempo para o pouso) podem ser visualizados de maneira fácil. Para completar, 50 minutos antes de pouso no Aeroporto de Vienna, temos acesso às informações sobre conexões:


Serviço de Bordo

Bom pessoal, agora chegou a hora de contar como foi voar com a Austrian e o seu serviço de bordo. Depois de um embarque confuso e 30 minutos de atraso, decolamos de Paris com destino a Vienna.

Assim que atingimos a altitude de cruzeiro, a tripulação iniciou os preparativos para o serviço de bordo, que começou com o pedido das bebidas. Usando o meu nome, a comissária perguntou o que eu queria beber e optei por uma água.

Assim que todos os passageiros receberam as suas bebidas, a tripulação serviu a refeição. Em uma única bandeja, recebemos um omelete (recheado com queijo branco, cogumelos, espinafre e tomates), iogurte, manteiga e geleia. Além da comida, recebemos uma toalha refrescante, talheres e (algo que nunca recebi em um avião) um palito para os dentes.

O omelete era a única opção e não desapontou, pois estava delicioso! Para completar, foram oferecidos pães – infelizmente, não consegui tirar foto da cesta, mas estava bem completa e com muitas opções. Quem aí consegue achar algo que incomodaria o @fabiovilela nessa foto?

Para concluir, café com leite e um chocolatinho.

Durante o serviço, as comissárias foram extremamente atenciosas, passando pela cabine várias vezes para se certificar que todos estavam satisfeitos e que não precisavam de nada.

Um pouco depois de receber meu chocolate e um agradecimento por escolher voar com a Austrian, começamos o procedimento de descida para pouso no Aeroporto de Vienna. Poderia descrever a beleza dessa aproximação, mas vou deixar que as fotos falam por si só:


Emissão

Para emitir este bilhete, utilizei as milhas do programa TAP Miles&Go e fiz a compra através da Central de Atendimento da empresa. O trecho de Paris – Vienna – Washington D.C custou 80.000 milhas e R$2.070,90. Cabe reforçar que este review refere-se apenas à primeira “perna” da viagem, isto é, de Paris a Vienna.


Comentário

Meu primeiro contato com a Austrian foi excelente! Eu já tinha ouvido falar muito bem da companhia e ela não me desapontou. Apesar do atraso na saída, a equipe de solo em Vienna já estava organizando as conexões dos passageiros do meu voo – que contarei em mais detalhes no próximo review! Fique atento porque ele será publicado em breve! 😉

Sobre a classe executiva intra-europeia da Austrian, acredito que ela entra mais como um complemento a uma possível conexão em um voo de longo alcance da empresa. Se estivesse voando apenas entre Paris e Vienna, não pagaria a diferença (que costuma ser alta) e viajaria na classe econômica. No entanto, isso vai depender muito da sua situação e de possíveis benefícios que você possa precisar, como franquia de bagagem adicional, check-in e embarque prioritários.

Como este é o meu primeiro review aqui para o site, não deixe de dar um feedback sobre o que achou!

E aí? Já voou com a Austrian? Como foi a sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
7.7
Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.