Hora de embarcar de volta pra casa, e eu estava ansioso afinal além de ser um avião novo da Iberia eu também teria a chance de experimentar a nova classe executiva.
Vôo Iberia IB6821 – 08/11/2014
Madrid (MAD) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 8L – Classe Executiva
Partida: 12:15 / Chegada: 20:30 / Duração: 11h15
Aeronave: A330-300
Este avião tem o novo modelo de classe executiva no layout 1-2-1 (staggered) onde todos os passageiros tem acesso ao corredor. A classe executiva tem duas sessões, a primeira que é esta da foto de baixo com 7 fileiras, e a outra na parte de trás com apenas 2 fileiras que foi onde eu sentei por achar mais privado.
Todos os A330 já vieram com estes assentos, já os A340 estão sendo reformados gradativamente.
Notem que nas poltronas do meio há a possibilidade de sentar junto caso você esteja viajando acompanhando.
Já nas poltronas laterais há dois modelos: ou você senta grudado na janela com o console no corredor, ou você senta no corredor com o console na janela. Eu prefiro sentar na janela com o console no corredor pois na hora de dormir você tem mais privacidade e não fica tão “vulnerável” à ser acordado pelos carrinhos e passageiros passando toda hora.
Se comparado ao A340 da cia que voei no trecho de ida esta poltrona é mais estreita, apesar de reclinar mais.
Esta é a segunda sessão da business que falei pra vocês, apenas 2 fileiras de assento.
Bom começando as fotos pelos detalhes: no lado esquerdo estava o joystick do entretenimento de bordo e o controle das posições do assento.
Ao lado do encosto da cabeça estava a luz de leitura individual com controle de intensidade e um porta trecos aonde estava o fone de ouvido.
Achei o descanso para os pés extremamente apertado, muito pequeno MESMO!
Os fones eram noise-cancelling e de boa qualidade.
A mesa ficava presa por este clip ao lado da TV, e basta soltá-lo pra ela poder descer.
Embaixo do encosto de braço estava a tomada, porta USB, entrada de áudio e porta garrafa d’água.
O controle do entretenimento de bordo era touchscreen e de fácil manuseio.
O avião oferece wifi, mas é caríssimo – U$1 por MB. Fala sério né?
Os passageiros da Business recebem um voucher gratuito de 4MB, que praticamente não dá pra nada. Assim que entrei no Instagram e Facebook pra postar uma foto já excedeu o limite de MB. A cia poderia oferecer pacotes para usar a internet durante todo o vôo como Lufthansa, Singapore, Etihad, American, etc.
O serviço começou com champagne enquanto as comissárias distribuiram os cardápios.
Os menus foram desenhados por quatro dos melhores chefs da Iberia –Paco Roncero, Ramón Freixa, Dani García e Toño Pérez- que somam 8 estrelas Michelín. E, cada mês, vinhos das melhores denominações de origem espanholas são oferecidos.
O serviço começou com aperitivos como castanhas e azeitonas.
Seguido da sala, pães, queijos, sopa e entrada.
Finalizando o serviço quente com o prato principal que eu não gostei muito não.
A sobremesa era um sorvete com essas bolinhas de chocolate.
Depois reclinei a poltrona para vocês verem que realmente ela fica na posição 180 graus.
O comprimento da cama é de aproximadamente 2 metros acomodando confortavelmente um adulto.
Duvet e travesseiros já estavam disponíveis nos assentos. Não há turndown service portanto o passageiro precisa preparar sua própria cama.
Veja que conforme falei no início do post, o descanso para os pés é muito apertado. A cadeira vai afunilando e lá no final sobra só um espacinho.
Notem que quando vocês optam pelo assento que fica do lado da janela, o console te “protege” de qualquer contato com o corredor, por isto esta é minha escolha.
Recebemos este aviso para pendurar no clip enquanto estivéssemos dormindo.
Na galley havia um trolley com alguns sanduíches, frutas e bebidas para quem quiser se servir durante o vôo. Uma coisa que me incomodou neste assento foi o fato da minha poltrona estar bem próxima da cozinha e por isto fiquei escutando as comissárias conversaram alto durante o trajeto todo. Por fim coloquei o fone de ouvido pra ver se conseguia bloquear um pouco do barulho.
Quase chegando em GRU foi servido um lanche.
O vôo em si foi satisfatório, a poltrona apesar de estreita oferece sim conforto e o entretenimento de bordo com diversas opções de filmes, músicas e seriados fazem a diferença.
Ahh, não sei se vocês sabiam mas a Iberia oferece serviço de motorista grátis para passageiros da Business Plus nas seguintes condições:
- Passageiros da Business Plus em voos intercontinentais operados pela Iberia* com bilhete de tarifa completa (excluindo tarifas reduzidas da Business Plus).
- Clientes Iberia Plus Platina que viajem em Business Plus com bilhete emitido com débito de Avios.
O transfer está disponível disponível em Madrid, Barcelona, Santiago do Chile, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.
O que vocês acharam? Preferem a poltrona nova ou a antiga da Iberia? Alguém teve a chance de experimentar as duas e comparar também?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
8.1